Foto: Assessoria PMU
A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) apresentou seu relatório de atuação referente ao mês de outubro, onde constam, entre outros dados, as notificações de acidentes de trabalho ocorridas no município.
O órgão, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, comunicou o registro de 24 acidentes – todos eles enquadrados na categoria ‘leves’ –, sendo a maioria em frigoríficos, estabelecimentos de saúde, tapeçarias, construção civil e serviços gerais.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, além dos acompanhamentos, fiscalizações de rotina e inspeções de cumprimento de Normas Regulamentadoras, o Visat também realiza diligências de reclamações e denúncias recebidas por meio de telefonemas.
“Neste mês, por exemplo, foram registradas duas ocorrências a respeito de empresas que não estavam fornecendo EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) a seus trabalhadores. Ambas foram resolvidas imediatamente pelos fiscais e os empresários”, relata.
O coordenador e fiscal sanitário da Visat, Carlos Roberto da Silva, comemora que não houve nenhum registro de acidentes graves e tampouco óbitos. “Além das duas fiscalizações feitas por denúncias, nossa equipe também realizou inspeções em 11 empresas: quatro no segmento de saúde humana e sete no ramo de corte de madeira (serrarias, carpintarias etc.). Também contamos com o trabalho da médica Juliana Carvalho, que fez duas palestras sobre a integração dos agentes de combate a endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS) no combate às arboviroses”, detalha.
Já a diretora da Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, informa que todas as 24 notificações de acidentes foram devidamente digitadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). “Vale destacar que os profissionais da Visat estão à disposição para realizar trabalhos de fiscalização. As chamadas podem ser feitas pelo telefone (44) 3639-1900, ramal 1955, ou pelo WhatsApp (44) 98404-6867”, indica.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais