Umuarama

Redário implantado no CMEI é sucesso entre os pequenos e estimula o prazer da leitura

Umuarama possui 20 CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) que atendem a aproximadamente 2.500 crianças de 0 a 5 anos. Todas as unidades possuem as chamadas ‘estações brincantes’, com possibilidades diversas para que os alunos possam interagir e se divertir. Uma novidade, implantada no CMEI Cora Coralina, que fica no bairro Jardim Panorama, tem feito a alegria da criançada: a instalação de um redário, onde os pequenos passam momentos tranquilos, lendo coleções diversas de literatura infantil.

A coordenadora pedagógica Sara Ligia de Oliveira Sarmento Bernhart, relata que as crianças demonstraram bastante interesse em participar de momentos de leituras, principalmente após a instalação do redário.

“As pequenas redes, dispostas na área de descanso, ficaram lindas e agradaram a todos os alunos. Toda equipe ficou até emocionada ao observar as crianças, cada uma com seu livrinho, viajando pelo mundo da literatura, explorando os diversos gêneros textuais de forma lúdica e prazerosa”, analisou.

Já a diretora do CMEI, Thaila Fernanda Goveia, acrescenta que o redário é um espaço aliado para a promoção de diversas atividades, como ler livros, ouvir e cantar músicas, fazer atividades de recreação, bem como um meio de relaxar. O objetivo é fazer com que o momento de leitura seja prazeroso, já que a ler é uma prática que traz muitos benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da concentração, socialização e criatividade”, garante.

Ela afirma que é fundamental a instalação desses espaços para vivências dentro da unidade educacional, onde as crianças possam ter contato com a natureza, explorando e experimentando vivências.

“O redário foi um investimento de baixo custo financeiro em parceria com a APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) do CMEI Cora Coralina, proporcionando grandes benefícios para as crianças, além de contribuir como um suporte pedagógico para os professores, que encontram novas formas de incentivar o hábito da leitura, promovendo o bem-estar emocional da criança em um local para relaxar, refletir e se sentir seguro”, pontua.

(Com informações Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Veja quem são os 30 deputados federais eleitos para representar o Paraná, em Brasília

O Paraná definiu neste domingo (4) os 30 deputados federais que representarão o Estado na…

20 minutos ago

Anvisa aprova novo medicamento para tratar doença rara de Fabry

Elfabrio é destinado a adultos e atua substituindo uma enzima cuja deficiência pode provocar problemas…

31 minutos ago

Nem Requião pai nem Beto Richa: ex-governadores fracassam na tentativa de voltar a Brasília

Dois ex-governadores do Paraná que tentavam cadeiras no Congresso, em Brasília, saíram frustrados nas eleições…

53 minutos ago

Passageira de moto morre após acidente na PR-444; carro foge do local

Uma mulher morreu após um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na manhã de…

55 minutos ago

Por que Ratinho Junior, aclamado pelos paranaenses, não conseguiu fazer seu sucessor?

A eleição de Sergio Moro (PL) para o governo do Paraná ainda no primeiro turno…

1 hora ago

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a oferecer crédito do PNMPO para empreendedores

Produto pode ser contratado por pessoas jurídicas do porte MEI e ME

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais