Foto: Assessoria PMU
Ao receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus – independentemente da marca – o cidadão tem a segunda dose garantida pelo Plano Nacional de Imunização. Para garantir que o ciclo seja completado, é determinação do Ministério da Saúde que os municípios tenham a chamada reserva técnica dos imunizantes, ou seja, não existe perigo de uma pessoa ficar sem a sua segunda dose, chamada D2.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Umuarama, Maria Harue Takaki, o controle da segunda dose é feito de maneira bastante minuciosa e as vacinas ficam disponíveis na data anotada na carteirinha.
“É preciso esclarecer também que se, por acaso, a pessoa não conseguiu ir tomar a segunda dose na data anotada, não precisa se preocupar que não vai ‘perder a vez’, já que por lei e pelo controle rigoroso das doses, esse imunizante ficará disponível em outro dia”, explica.
Ela chama a atenção também para o fato de muitas pessoas que, quando chega a data de vacinação da D2, vão para a fila 5h ou 6h.
“Não é necessário chegar ao Sest Senat nesse horário para tomar a vacina, pois, além de termos um processo de vacinação bastante ágil em horário normal, a pessoa ainda contribui para a aglomeração no local”, alerta Harue, que participou na manhã desta quinta-feira (2) de reunião na 12ª Regional de Saúde para definição de estratégias de vacinação.
VOLTA DO FERIADO
Uma preocupação da Secretaria de Saúde é com o feriado nacional de 7 de setembro (Dia da Independência), que acontece na próxima terça-feira.
“Acreditamos que, mesmo em tempo de pandemia de coronavírus, muita gente deve viajar neste final de semana, que é feriado prolongado para muitos trabalhadores. Desta forma, quem não for vacinar na sexta, no sábado, na segunda e na terça, pode aparecer para vacinar na quarta-feira (8) pela manhã, o que realmente poderá causar aglomeração”.
A secretária acrescenta: “Desta forma, pedimos para que as pessoas fiquem tranquilas, que verifiquem o movimento, que não percam tempo na fila, que se programem para ir tomar a segunda dose na quinta ou na sexta, com tranquilidade e segurança”, indica.
(Assessoria PMU)
Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…
Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…
Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…
Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…
Vítima contou à Polícia Militar que estava na rua quando um homem se aproximou em…
A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…
Este site utiliza cookies
Saiba mais