Umuarama

Covid: Secretaria de Saúde informa que segunda dose da vacina é garantida

Ao receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus – independentemente da marca – o cidadão tem a segunda dose garantida pelo Plano Nacional de Imunização. Para garantir que o ciclo seja completado, é determinação do Ministério da Saúde que os municípios tenham a chamada reserva técnica dos imunizantes, ou seja, não existe perigo de uma pessoa ficar sem a sua segunda dose, chamada D2.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Umuarama, Maria Harue Takaki, o controle da segunda dose é feito de maneira bastante minuciosa e as vacinas ficam disponíveis na data anotada na carteirinha.

“É preciso esclarecer também que se, por acaso, a pessoa não conseguiu ir tomar a segunda dose na data anotada, não precisa se preocupar que não vai ‘perder a vez’, já que por lei e pelo controle rigoroso das doses, esse imunizante ficará disponível em outro dia”, explica.

Ela chama a atenção também para o fato de muitas pessoas que, quando chega a data de vacinação da D2, vão para a fila 5h ou 6h.

“Não é necessário chegar ao Sest Senat nesse horário para tomar a vacina, pois, além de termos um processo de vacinação bastante ágil em horário normal, a pessoa ainda contribui para a aglomeração no local”, alerta Harue, que participou na manhã desta quinta-feira (2) de reunião na 12ª Regional de Saúde para definição de estratégias de vacinação.

VOLTA DO FERIADO

Uma preocupação da Secretaria de Saúde é com o feriado nacional de 7 de setembro (Dia da Independência), que acontece na próxima terça-feira.

“Acreditamos que, mesmo em tempo de pandemia de coronavírus, muita gente deve viajar neste final de semana, que é feriado prolongado para muitos trabalhadores. Desta forma, quem não for vacinar na sexta, no sábado, na segunda e na terça, pode aparecer para vacinar na quarta-feira (8) pela manhã, o que realmente poderá causar aglomeração”.

A secretária acrescenta: “Desta forma, pedimos para que as pessoas fiquem tranquilas, que verifiquem o movimento, que não percam tempo na fila, que se programem para ir tomar a segunda dose na quinta ou na sexta, com tranquilidade e segurança”, indica.

(Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

20 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais