Sem categoria

Superlua e chuva de meteoros Leônidas: veja os eventos que iluminarão os céus de novembro

O mês de novembro de 2024 reserva um evento especial para os entusiastas da astronomia e observadores casuais: uma superlua, seguida pela aguardada chuva de meteoros Leônidas, que promete iluminar os céus com um espetáculo noturno. Os dois fenômenos ocorrerão na mesma semana.

Em novembro, a superlua ocorrerá no dia 15, marcando a última de 2024. Ela será uma das mais visíveis do ano, com a Lua nascendo logo ao entardecer e permanecendo no céu durante toda a noite. Para maximizar a visualização, recomenda-se que as pessoas busquem locais com pouca poluição luminosa.

Logo após, na madrugada do dia 17 para o dia 18, os céus serão palco da chuva de meteoros Leônidas, que ocorre anualmente entre 6 e 30 de novembro, com seu pico geralmente em torno do dia 17. Essa chuva é caracterizada pela entrada de partículas do cometa Tempel-Tuttle na atmosfera terrestre, que se queimam e produzem rastros de luz.

Para aproveitar ao máximo os dois eventos, é recomendado escolher um ponto afastado de luzes urbanas e, no caso da chuva de meteoros, o ideal é direcionar o olhar para a constelação de Leão, de onde parecem emanar os meteoros, e ter paciência para aguardar até que os olhos se acostumem à escuridão.

Há também de se ficar atento ao horário. A superlua estará visível a partir do início da noite do dia 15. Já para a observação da chuva de meteoros, a madrugada do dia 17 para o dia 18 será a mais indicada, com o auge previsto para o período entre 3h e 5h da manhã, quando o radiante – ponto no céu de onde os meteoros parecem originar – estará em uma posição mais alta.

Redação

Recent Posts

Família pede doações de sangue para moradora de Umuarama vítima de acidente; vídeo mostra colisão

A família de Maria de Fátima dos Santos, de 52 anos, realiza uma campanha para…

8 horas ago

OBemdito é o terceiro portal com maior alcance digital do Paraná

O portal OBemdito, de Umuarama, alcançou mais um marco importante no cenário da comunicação paranaense. Levantamento…

8 horas ago

Filho de Nunes Marques acumulou R$ 27,7 milhões em dois anos de advocacia

O advogado Kevin de Carvalho Marques, filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio…

8 horas ago

Furtos em Ivaté e Douradina mobilizaram a Polícia Militar; nenhum suspeito foi localizado

A Polícia Militar registrou duas ocorrências de furto nesta quarta-feira (8) nos municípios de Ivaté…

8 horas ago

PM flagra adolescente vendendo maconha para usuário no centro de Pérola

A Polícia Militar (PM) de Pérola apreendeu uma adolescente após flagrar ela vendendo maconha para…

9 horas ago

Cafezal do Sul: Homem denuncia terceira fraude com linha telefônica em seu nome

Um homem de 30 anos procurou o Destacamento da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais