Umuarama

Alunos de Umuarama ajudam no reflorestamento de área atingida por incêndio criminoso

Alunos do 4º ano da Escola Municipal Evangélica tiveram uma atividade diferente na manhã desta segunda-feira (21). Eles auxiliaram a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no plantio de centenas de mudas de árvores nativas para a recuperação de uma área de reserva legal do município, nos fundos do pátio de máquinas da Prefeitura – entre a Rua dos Vigilantes, no bairro Primeiro de Maio, e o prolongamento da avenida Vitória, no Jardim Verde Vale.

A estimativa inicial de 1 mil mudas foi elevada para mais de 1,5 mil devido às condições de degradação da área, que há algumas semanas foi atingida por um incêndio criminoso. “A vegetação rasteira já começou a se recuperar, mas as árvores dependem de uma nova ação de reflorestamento, já que as mudas plantadas anteriormente foram prejudicadas pelo fogo”, disse a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Fernanda Periard Mantovani.

As crianças foram acompanhadas por professoras da Escola Evangélica e pela coordenadora educacional de Ciências da Secretaria de Educação, professora Elaine Hirt. Também participaram técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), o coordenador de viveiros do IAT, Douglas Bácaro, e funcionários da empresa M.A. Máquinas – Jhon Deere, que colaboraram com o plantio.

Mudas de espécies nativas da região, como ipê, peroba, canafístula, gurucaia e pau-ferro, enter outras, foram fornecidas pelo viveiro do IAT. O secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, agradeceu o trabalho dos profissionais da divisão de arborização da secretaria, alunos, professores e voluntários que reforçaram a equipe.

O prefeito Celso Pozzobom também lamentou os incêndios ocorridos em diversos pontos do município – como o Bosque dos Xetá, a mata na avenida Frei Orlando Busato e o 1° de Maio, entre outros. “O fogo agride o meio ambiente, mas o município vai seguir com ações de preservação das áreas verdes e investindo para aumentar esse patrimônio, que é de todos e beneficiará as futuras gerações”, observou.

A diretora Fernanda Mantovani acrescentou que além da fiscalização, manejo e cuidados com a arborização urbana, a Secretaria do Meio Ambiente realiza ações educativas e de conscientização sobre a preservação ambiental e a recuperação de matas e fundos de vale, buscando envolver a comunidade e principalmente os estudantes, a fim de desenvolver a consciência ambiental.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

33 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais