Foto ilustrativa: Arqivo OBemdito
Maior e mais popular movimento de ações contra o câncer de mama no Brasil, o Outubro Rosa tem programação especial em Umuarama, com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.
Este ano as ações serão concentradas no sábado (26), quando todas as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h, tendo como foco principal o incentivo à realização de exames preventivos para a detecção, diagnóstico e tratamento precoce de uma doença que, quando descoberta em seu estágio inicial, tem índice de cura de mais de 90%.
Segundo o secretário Edson dos Santos Souza, as unidades de saúde dos distritos de Lovat, Serra dos Dourados, Santa Eliza e Roberto Silveira também terão atendimento em horário especial. “Os profissionais de saúde do município vão realizar orientações sobre a prevenção do câncer de mama, colo de útero e sobre o autoexame das mamas. Além disso ainda serão disponibilizadas as chamadas coletas de citopatológicos (material para realização do exame preventivo)”, detalha.
Leia Inês Andrade Silva, diretora de Atenção Primária em Saúde (APS), reforça que as ações do Outubro Rosa deste sábado serão realizadas paralelamente à campanha de Multivacinação que a SMS também promove em todas as unidades de saúde da sede e dos distritos.
“É fundamental que as mulheres compareçam às unidades mais próximas de suas residências e invistam um tempo para cuidar da própria saúde”, observa, acrescentando que as UBS também vão providenciar a liberação de exames de mamografia, fazendo o agendamento prévio.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais