Imagem: Assessoria PMU
O prefeito Celso Pozzobom encaminhou para votação na Câmara de Vereadores o projeto de lei 081/2024, que autoriza a construção do monumento em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro de Umuarama, em uma área na rodovia PR-323, ao lado do Viaduto Prefeito Alexandre Ceranto – que dá acesso à avenida Tiradentes.
O projeto autoriza à Prefeitura a implantar o espaço contemplativo com a estátua em estrutura metálica e fibra de vidro, criada e desenvolvida por artista local, em homenagem ao santo padroeiro da cidade. O monumento deve assegurar a qualidade realística, histórica e anatômica da figura de São Francisco.
Conforme a proposta do Executivo, a produção, montagem e instalação, bem como o acabamento de ajustes da estátua, correrão às custas do artista criador da obra. Já as despesas decorrentes da execução do projeto serão precedidas de dotação orçamentária própria, suplementada se necessário.
Na justificativa, Pozzobom defende que a finalidade do monumento é valorizar a identidade cultural e religiosa do município. São Francisco fundou a Ordem dos Franciscanos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, após sua morte (1226), tornando-se figura de grande relevância histórica e espiritual conhecida por seu amor aos animais, a defesa da natureza e pelos valores de humildade e caridade.
“Como nosso padroeiro, São Francisco simboliza os ideais de paz, harmonia e respeito ao meio ambiente, princípios fortemente cultivados pela nossa comunidade. O feriado do padroeiro foi instituído pelo prefeito Marciano Baraniuk em 1967 e é guardado no dia 4 de outubro, em memória do santo que deu nome à primeira paróquia de Umuarama, a Igreja São Francisco de Assis”, acrescentou.
A imagem contribuirá para embelezar a cidade e será uma nova atração, fomentando o turismo religioso e cultural. Proporcionará ainda espaço de reflexão e espiritualidade para os munícipes, com a possibilidade de impulsionar o setor econômico por meio do turismo religioso e tornar-se ponto de referência regional, atraindo mais visitantes à cidade.
Em cumprimento ao Estatuto da Cidade, a obra foi apresentada e aprovada em audiência pública realizada em 30 de agosto de 2024, assegurando a devida publicidade e transparência do processo à população. “Contamos com o apoio dos vereadores para a aprovação deste projeto de lei, certos de que contribuirá para o bem-estar e a identidade cultural de Umuarama”, completa o prefeito.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais