Paraná

Hemepar solicita, com urgência, doações de sangue; em Umuarama, estoques estão críticos

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) reforçou nesta segunda-feira (14) a urgência de doações de sangue dos tipos A+, B-, O+ e O-. De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o estoque atual para esses tipos sanguíneos é suficiente para aproximadamente dois dias, o que caracteriza a situação como crítica.

Os dias chuvosos da última semana e o feriado de 12 de outubro, sábado, dia de maior movimento no Hemocentro Coordenador, situado em Curitiba, causaram uma redução significativa no número de doações. Apenas neste ano, um total de 147.756 bolsas de sangue foram doadas no Paraná. Destas, 45.752 são de A+; 2.155 de B-; 64.279 de O+ e 13.464 de O-.

Na capital, o total de bolsas doadas foi de 27.096 para esses tipos sanguíneos. Embora sejam números consideráveis, a diminuição de doadores nos últimos dias acaba refletindo na situação atual. Em Umuarama, a situação também é preocupante. De acordo com o diretor do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi, os tipos de sangue são bem-vindos neste momento. “Só assim conseguimos salvar vidas”, afirmou.

Quem puder doar deve se dirigir ao Hemonúcleo, localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h às 16h. As doações podem ser agendadas no site do Hemepar, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621-8307.

Hemepar em Curitiba

O Hemepar é uma unidade da Sesa responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. No Paraná, existem mais de 20 pontos disponíveis para a doação de sangue.

Quem pode doar sangue?

Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado, e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal.

Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Durante o processo, são coletados cerca de 470 ml de sangue, de acordo com a altura e o peso do doador, além de quatro tubos de sangue para exames. Todos os dias, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas aos hospitais paranaenses para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 16 mil bolsas por mês e 200 mil ao ano.

OBemdito com AEN

Redação

Recent Posts

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

23 minutos ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

54 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

1 hora ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

2 horas ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais