Umuarama

Programa da prefeitura de Umuarama para castração de animais não é o CastraPet

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal faz um alerta às pessoas que utilizam as diversas redes sociais existentes de que estão sendo veiculadas artes informando, de forma equivocada, que o CastraPet (programa de castração de cães e gatos) tem vagas e que as inscrições devem ser feitas na prefeitura, porém esta é uma ação do Governo do Estado – e o programa municipal de esterilização chama-se Projeto Melhor Amigo.

Segundo o secretário Waltinho Sucupira, a intenção das pessoas e das instituições em divulgar os programas de esterilização de cães e gatos é das melhores, mas que isso pode, inclusive, prejudicar o município.

“O CastraPet (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) é gerido pelo IAT (Instituto Água e Terra) e tem toda uma estrutura com normas e resoluções próprias e que proíbe, inclusive, a divulgação de informações que não sejam as realizadas oficialmente pelos coordenadores do CastraPet no Paraná”, explica.

O Projeto Melhor Amigo, que é da prefeitura de Umuarama, assim como o CastraPet, oferece atendimento gratuito para castração de cães e gatos de famílias carentes ou indivíduos em situação de vulnerabilidade que possuam o Cadastro Único (Cad-Únido) da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“No nosso programa nós disponibilizamos 30 vagas mensais em ação realizada todo primeiro dia útil de cada mês. O CastraPet tem cronograma e critérios próprios inclusive para escolher qual município será contemplado”, detalha.

Desta forma, o secretário pede para que as pessoas (ou instituições, empresas, entidades etc.) que estejam usando o Instagram, o Facebook e grupos de WhatsApp para divulgar anúncios com a logomarca do CastraPet, que retirem as postagens do ar.

“Pedimos gentilmente que nos ajudem a divulgar o Projeto Melhor Amigo, que é da nossa secretaria. Inclusive, nos colocamos à disposição para fornecer artes, informações e apoio necessário. O cidadão umuaramense é bastante engajado e disposto a contribuir com os cuidados aos animais e temos certeza de que sempre podemos contar com a atenção de todos”, afirma.

SOBRE O CASTRAPET

O CastraPet é um programa de esterilização que abrange cães e gatos, machos e fêmeas, e tem o objetivo de enfrentar os desafios decorrentes do aumento descontrolado da população de animais domésticos.

“Um ônibus-hospital, com médicos-veterinários, enfermeiras, técnicos e auxiliares, sai da capital e vai até os municípios escolhidos nas datas previamente anunciadas. Sabemos que felizmente vamos novamente receber o CastraPet, porém estamos definindo os detalhes para a realização da atividade”, chama a atenção José Guilherme de Oliveira Junior, diretor de Bem-Estar Animal.

Ele comenta que há a previsão de que a ação será realizada em Umuarama por volta do dia 16 de dezembro. “Vale ressaltar que para participar do Melhor Amigo é preciso apresentar RG, CPF, Folha Resumo atualizada do Cad-Único, que deve ser solicitada e retirada no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) a que a família pertence e uma foto impressa do animalzinho. Para o CastraPet, as regras estão sendo definidas”, indica o médico-veterinário.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Influenciadora apontada como líder de esquema de tráfico de cocaína ostentava nas redes sociais

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma operação em Umuarama e aponta que uma…

8 minutos ago

Expresso Nossa Senhora de Fátima suspende linhas no feriado de 12 de outubro

A Expresso Nossa Senhora de Fátima informou que não haverá operação das linhas de transporte…

22 minutos ago

Unipar reúne egressos e acadêmicos em fóruns sobre os desafios da Enfermagem

O Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar) realiza, em 22 de outubro, o 24º…

45 minutos ago

UEM abre inscrições para o Mestrado em Sustentabilidade no campus de Umuarama

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para o processo seletivo do…

1 hora ago

Homem se entrega à PM durante cerco em região de mata em Francisco Alves

O homem que era alvo de um cerco em uma região de mata em Francisco…

1 hora ago

Em Francisco Alves, PM faz cerco a homem que teria tentado matar ex-companheira; vídeo

A Polícia Militar (PM) faz um cerco em Francisco Alves para localizar e prender um…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais