Saúde

Servidora de Alto Piquiri que está internada na Uopeccan precisa de doações de sangue

Amigos da servidora pública Luciana Bruno, de 40 anos, estão fazendo uma campanha de doação de sangue. Moradora de Alto Piquiri, a servidora está internada no hospital Uopeccan, em Umuarama, desde o último sábado (5).

Luciana faz tratamento de uma leucemia e, por isso, tem necessitado de bolsas de sangue. Segundo uma das amigas que estão ajudando a divulgar a campanha, Tamara Cristina (Duda), as doações podem ser de qualquer tipagem sanguínea.

“Na próxima sexta-feira, um grupo sairá de Alto Piquiri para doar sangue em Umuarama. Pedimos a colaboração de todos. Quem quiser, pode entrar em contato comigo que passo mais informações”, disse.

Quem puder doar deve se dirigir ao Hemonúcleo, localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h às 16h. As doações podem ser agendadas no site do Hemepar, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3621-8307, (44) 9-8818-3441 (Jeise) e (44) 98830-0615 (Duda).

Quem pode doar sangue?

Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado, e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal.

Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido no Jardim Petrópolis

Uma colisão entre um automóvel e uma motocicleta deixou um homem de 37 anos ferido…

2 horas ago

PM registra furto de furadeira que estava dentro de carro na avenida Manaus

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma furadeira de cor laranja no bairro…

2 horas ago

Motociclista fica ferido após colisão no cruzamento da Castelo Branco com a Ney Braga

Um motociclista de 38 anos ficou ferido após se envolver em um sinistro de trânsito…

3 horas ago

Bandido rouba celular de idoso no centro de Umuarama e foge de bicicleta

Um bandido roubou o celular de um idoso de 72 anos no centro de Umuarama,…

3 horas ago

Novo ciclone extratropical se aproxima e Paraná pode ter temporais a partir de terça-feira

Um novo ciclone extratropical deve provocar uma mudança significativa no tempo no Sul do Brasil,…

4 horas ago

Ministério da Fazenda mantém subsídio de R$ 2,12 por litro ao óleo diesel

O Ministério da Fazenda publicou uma portaria que assegura a manutenção da subvenção de R$…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais