Foto: PMU
A premiação do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita), encerrou a edição de 2024 na terça-feira (8), no salão de eventos do Sest/Senat.
O evento destacou o papel da Cidadania Ambiental Ativa, tema que inspirou os trabalhos inscritos no concurso “Criança Cidadã”, reforçando o protagonismo infantil nas transformações em prol da sustentabilidade. Todas as 23 escolas da rede municipal de ensino participaram ativamente do programa.
Com o apoio da Secretaria de Educação e das coordenações pedagógicas, as escolas seguiram o “Caderno do Professor”, que oferece abordagens conceituais e práticas, como jogos e cartazes, para explorar o tema com alunos dos 4º e 5º anos.
“Recebemos 23 histórias em quadrinhos e 23 redações, representando cada escola em suas respectivas modalidades. Cerca de 2.300 alunos do 4º e 5º ano da rede municipal participaram, o que demonstra a expressiva adesão dos nossos estudantes”, afirmou Mauriza de Lima Menegasso, secretária municipal de Educação.
Na categoria Redação, os alunos premiados foram: Valentina Mello Cardoso, da Escola Municipal Rui Barbosa, em 1º lugar; Sophia Anholeto Duenha, da Escola Municipal Carlos Gomes, em 2º; e Estela Barbosa Oliveira, da Escola Municipal Sebastião de Mattos, em 3º lugar.
Já na categoria História em Quadrinhos, os premiados foram: Eloisa Costacurta, da Escola Municipal Malba Tahan, em 1º lugar; Paola Pientencoski Dias, da Escola Municipal Padre José de Anchieta, em 2º; e Luiz Henrique Garcez da Silva, da Escola Municipal Evangélica, em 3º.
Na etapa regional, os estudantes classificados em 1º lugar ganharam uma bicicleta, as professoras receberam um tablet e as escolas foram premiadas com uma caixa de som. Os alunos que ficaram em 2º lugar levaram uma caixa de som, e os professores e escolas, um HD externo. Já os que ficaram em 3º lugar receberam um kit escolar, enquanto os professores e escolas ganharam mouse e teclado sem fio.
O evento contou com a participação do secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, que representou o prefeito Celso Pozzobom, além da secretária Mauriza Menegasso. Também estiveram presentes Waldir José Baccarin, diretor executivo da Adita, Adriana Amorim, coordenadora de centrais, e Phelipe Fedri, supervisor de central.
Os vencedores das histórias em quadrinhos e redações na etapa local serão avaliados por uma comissão julgadora em São Paulo, concorrendo à etapa nacional. Os resultados finais serão divulgados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) no fim deste mês.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais