Umuarama

Número de eleitores faltosos nas eleições em Umuarama supera votos do segundo colocado

O índice de abstenção em Umuarama nas eleições do último domingo (6) foi um dos mais altos do Paraná. Dos 82.969 eleitores aptos a votar, 23.325 (28,11%) não compareceram às urnas, superando o número de votos obtidos pelo segundo colocado, Hermes Pimentel (PP), que registrou 22.030 votos, o equivalente a 39,59% dos votos válidos.

Quando incluídos os votos brancos e nulos, a quantidade de eleitores que não votou ou anulou seu voto chega a 27.318, ou seja, um número ainda mais expressivo. O vencedor, Fernando Scanavaca (Republicanos), conquistou 25.593 votos, que corresponde a 45,99% dos votos válidos (que totalizaram 55.651).

Apesar da alta abstenção, o número foi inferior ao registrado nas eleições municipais de 2020, quando 24.610 eleitores (31,37%) não votaram. No primeiro turno das eleições de 2022, para governador e presidente, 17.127 eleitores (21,06%) deixaram de comparecer.

No Paraná, Maringá teve o maior índice de abstenção, com 85.327 eleitores ausentes (28,42%). Em Curitiba, o índice foi de 27,74%. Nacionalmente, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 21,71% dos eleitores brasileiros não votaram neste pleito.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais