Umuarama

Estudante flagra seringa vazia durante vacinação no Sest Senat, em Umuarama

Um vídeo que mostra a estudante de medicina Kerollin Waltrick sendo imunizada contra a Covid-19 em Umuarama repercutiu nas redes sociais depois que ela flagrou a seringa sem o líquido. A suspeita é de que a aplicadora tenha tentado utilizar a mesma seringa destinada ao paciente anterior, mas não há confirmação oficial acerca disso.

O caso ocorreu nesta segunda-feira (30), na unidade do Sest Senat, que concentra toda vacinação da Covid-19.

“Eu olhei a seringa e estava vazia. Havia duas mulheres: uma que aplicou a vacina e outra que colocou o imunizante dentro da seringa. A que aplicou me falou que ‘isso acontecia’ e a mulher que estava colocando o imunizante não disse nada”, explicou a OBemdito. “Eu acho que ela deveria ter mais atenção”, critica a estudante. Depois da reclamação, a imunização foi feita da forma correta.

O caso acendeu o alerta dos pacientes que receberam a imunização no Sest Senat. A reportagem de OBemdito entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, que informou nesta quarta-feira (01) que “A Secretaria Municipal de Saúde adotou as providências cabíveis tão logo tomou conhecimento sobre o lamentável incidente”.

Além disso, a Prefeitura também mencionou que “o município realizou ocorrência, abriu procedimento administrativo e notificou a empresa contratada. As funcionárias envolvidas foram demitidas pela empresa”.

Os pacientes que tiverem dúvidas sobre a imunização podem entrar em contato com a Prefeitura através da ouvidoria através do (44) 36391923. Para quem ainda não foi imunizado, é direito do paciente requerer a presença do superior hierárquico do local de vacinação caso suspeite de alguma irregularidade.

Há ainda a possibilidade de registrar um boletim de ocorrência, caso a vacina não seja efetivamente aplicada com artifícios como a seringa vazia ou com outro produto que não o imunizante. “É um crime, peculato, está desviando um bem público: a vacina é um bem público”, explica a especialista em direito público Jocinéia Zanardini.

A Secretaria de Saúde oficiou a 12ª Regional de Saúde e está encaminhado o caso para análise do Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo a Prefeitura, Umuarama vacinou 72.964 pessoas com a dose um, 32.265 com a dose dois e 2.602 com a dose única até terça-feira (31).

(Com Agência Brasil)

Aline Reis

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

2 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

3 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

4 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais