Esporte

Umuaramense integra delegação brasileira na Copa do Mundo de Futsal no Uzbequistão

O umuaramense Bruno Vinicius Vanço, de 34 anos, está no Uzbequistão acompanhando a seleção brasileira na Copa do Mundo de Futsal. Atuando como administrador da equipe, ele conversou com OBemdito e compartilhou detalhes sobre sua trajetória no esporte, que o levou a trabalhar no Corinthians, em São Paulo, e atualmente a seleção brasileira.

Bruno iniciou sua carreira esportiva ainda na infância, mas foi no Umuarama Futsal que desenvolveu suas habilidades. Lá desempenhou funções administrativas, financeiras, de marketing e assessoria de imprensa, observando de perto o crescimento da equipe no cenário nacional. No fim de 2016, aos 26 anos, foi convidado para ser supervisor administrativo do Jaraguá Futsal, uma das equipes mais tradicionais do Brasil. Após dois anos, retornou ao Paraná como supervisor técnico do Foz Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Bruno com 10 anos disputando a Copa Sesc em Umuarama.

Durante três temporadas no Foz Cataratas, Bruno conquistou títulos importantes como o Paranaense Série Ouro e Sub-20, além de chegar à final da Taça Brasil de Clubes e à semifinal da Liga Nacional. Em 2022, após participar de 16 edições da Liga Nacional, ingressou no Corinthians, onde assumiu o cargo de supervisor das equipes profissional e Sub-20. Em sua primeira temporada no clube, contribuiu para as vitórias na Liga Nacional de Futsal, no Campeonato Paulista, na Taça São Paulo Sub-20 e na Copa Mundo Sub-19.

Desde setembro de 2023, Bruno exerce a função de supervisor e chefe de delegação das seleções brasileiras de futsal adulto e Sub-20. Durante esse período, conquistou importantes títulos, como a Conmebol Liga Sul-Americana, a Conmebol Copa América Sub-20 e a Copa América com a seleção adulta, que garantiu a vaga para a Copa do Mundo de Futsal 2024, no Uzbequistão.

Bruno com o famoso jogador de futsal Falcão, em 2008.

“Não tinha a audácia de imaginar que um dia trabalharia em um dos maiores clubes do Brasil. Quando recebi o convite, lembrei de toda a minha trajetória, desde 2006, quando comecei a ajudar no Umuarama. São 19 temporadas dedicadas ao futsal”, contou Bruno. Ele vê sua posição como um reconhecimento pela dedicação e destacou que, para quem vive do esporte, não há dias, horários, nem feriados.

Bruno ressaltou que sua rotina exige sacrifícios: “Abdicamos de ver a família, amigos, pais… Eu mesmo visito minha casa de duas a três vezes por ano e nas férias, quando consigo passar mais tempo com eles. Viver do esporte é muito corrido.”

Com 19 edições consecutivas da Liga Nacional no currículo – 11 por Umuarama, 2 por Jaraguá do Sul, 3 por Foz do Iguaçu e mais 3 pelo Corinthians – Bruno conquistou o título de supervisor de futsal em 2022, com o Corinthians.

Campeão da Copa América com a seleção em 2024

Sobre sua atual participação na Copa do Mundo de Futsal, Bruno descreveu a experiência como uma forma de reconhecimento: “Participar de uma Copa do Mundo é como uma premiação, um reconhecimento por tudo que entreguei ao futsal. Considero minha trajetória uma grande carreira para alguém que veio do interior”.

Na Copa do Mundo, suas responsabilidades incluem a logística da equipe, organização de tabelas, documentação, hospedagens, além de manter o contato com a FIFA e participar de reuniões de jogos e com outras equipes. Além da carreira esportiva, Bruno foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Umuarama, em fevereiro deste ano.

Fora das quadras, Bruno também é um entusiasta do motociclismo. Ele já visitou mais de 1.500 cidades no Brasil e foi o 15º motociclista a alcançar a marca de 1.000 prefeituras visitadas. Entre suas conquistas, ele visitou todas as 399 cidades do Paraná, as 295 de Santa Catarina, as 78 do Espírito Santo e dezenas de municípios em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Bruno na Prefeitura de São Bento do Sul, em Santa Catarina.

Copa do Mundo de Futsal

A delegação brasileira chegou ao Uzbequistão no dia 4 de setembro. A equipe disputa a semifinal nesta quarta-feira (2), contra a Ucrânia. Se vencer, o próximo jogo será no domingo (6), pela final. O retorno da delegação ao Brasil está marcado para o dia 7 de setembro.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais