Foto: Ilustrativa/Danilo Martins/OBemdito
A chegada de uma nova frente fria na Região Sul, associada à presença em larga escala de fuligem na atmosfera, pode ocasionar um fenômeno conhecido como “chuva preta” em algumas localidades do sul e sudeste do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que essa água pode apresentar contaminantes, não sendo, portanto, adequada ao consumo e prejudicial ao meio ambiente.
Segundo o Inmet, a chuva preta deve atingir principalmente Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas pode se estender a outras áreas, na medida em que vá avançando para o sul de Mato Grosso do Sul e para o Sudeste.
Os meteorologistas explicam que a mistura da fuligem causada pelas queimadas no Brasil, com a umidade oriunda da frente fria vinda da Argentina e do Paraguai, tende a causar o fenômeno – uma espécie de lavagem das sujeiras que subiram à atmosfera, despejando todo esse material na superfície, afetando solo, rios e vegetações.
Em Umuarama, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico Paranaense) a previsão é que o sábado (14)tenha ocorrências pontuais de chuva. O dia consta com precipitação acumulada em 2,7mm e temperaturas que se manterão entre 26°C e 21°C.
Já no domingo (15) a chuva chega com mais intensidade, pois a previsão mede precipitação acumulada em 33mm. Os termômetros devem se manter entre 22°C e 19°C.
(Redação e Agência Brasil)
Moradora de Umuarama, foi sorteada após comprar em uma loja do Planalto
Ao todo, o calendário prevê 18 datas especiais, contando Carnaval, Páscoa, Natal e Ano-Novo
Motociclista foi encaminhado ao hospital após colisão complexa registrada na noite de quinta-feira
Unidade reabrirá na sexta-feira, com estrutura padronizada e homenagem ao médico Higashi Yoshii
Temperaturas variam entre 21°C e 33°C, com possibilidade de chuva apenas no domingo, segundo o…
Criminoso arromba porta de estabelecimento, entra no local e leva R$ 70 do caixa
Este site utiliza cookies
Saiba mais