Foto: Arquivo Pessoal
O umuaramense João Carlos de Oliveira, de 18 anos, identificou uma vulnerabilidade crítica em uma das maiores operadoras de telefonia do Brasil. Classificada com 9 na escala do Common Vulnerability Scoring System (CVSS), que vai de 0 a 10, a falha apresentava um risco elevado à segurança do sistema da operadora.
João conversou com OBemdito e explicou que a brecha foi encontrada na caixa postal da operadora e se explorada, permitiria que qualquer pessoa com intenções maliciosas acessasse números de telefone dos clientes, expondo informações pessoais e abrindo caminho para invasões de privacidade.
Ao identificar o problema, João não hesitou em relatar a falha à operadora por meio da BugHunt, uma plataforma dedicada a reportar vulnerabilidades de segurança às principais empresas brasileiras. Em um relatório detalhado de 17 páginas, ele forneceu todas as informações necessárias para que a operadora corrigisse rapidamente a vulnerabilidade.
“Comecei a pesquisar em julho e enviei o relatório em 8 de agosto. Infelizmente, quando reportamos algumas dessas falhas, dificilmente recebemos a devida atenção, mas desta vez a empresa atendeu prontamente e a falha foi corrigida em menos de 5 horas depois de relatada”, explicou João.
O jovem também ressaltou que escolheu a área de cibersegurança por se sentir realizado ao descobrir falhas e ajudar a evitar maiores danos.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais