Umuarama

Alunos de Santa Eliza conhecem produção sustentável de mamão no Projeto Agrinho

Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Carlos Gomes, do distrito de Santa Eliza, visitaram recentemente uma plantação de mamão com foco na agricultura familiar e na sustentabilidade. O objetivo, segundo as professoras Fabiana Félix de Araújo e Devanira Couto Beltrame, foi ampliar os conhecimentos e proporcionar novas vivências além da sala de aula aos estudantes.

A atividade foi realizada para o desenvolvimento do programa Agrinho, cujo tema neste ano é “Do campo à cidade colhendo oportunidades”. A visita aconteceu no último dia 13. Os alunos do 5º ano A da Escola Carlos Gomes conheceram o Sítio São José, em Santa Eliza, onde foram recebidos pela família Salesse, que, entre outras culturas, cultiva mamão na propriedade.

O agricultor e engenheiro agrônomo Anderson Cleiton Quinaia aceitou o convite de mostrar a plantação aos estudantes e responder seus questionamentos e curiosidades. Não faltaram perguntas, como o que motivou a família a deixar seus trabalhos formais para trabalhar no campo, quais os principais desafios enfrentados pelos agricultores e como são utilizados os recursos naturais – água para a irrigação e solo (plantio).

Os alunos também questionaram como é feito o reaproveitamento dos frutos que não são vendidos, como ocorre o controle das pragas, quais tecnologias foram implantadas para o melhor desenvolvimento do cultivo e quais benefícios ao meio ambiente que esse tipo de agricultura pode fornecer.

“Os estudantes aprenderam, na visita, que o uso do solo é feito de maneira sustentável, com a plantação de capim entre as ruas de mamão. Quando crescido, esse capim é roçado e proporciona ao solo maior absorção de água e nutrientes. Viram que a água também é utilizada de maneira consciente, pois é retirada de um poço artesiano para irrigação das plantas através de gotejamento, com bomba automática”, explicou a professora Fabiana.

Os alunos também puderam ver as práticas naturais que foram implantadas pela família na propriedade, para controle de doenças nas plantas e proteção contra fortes ventos, com o plantio de capim napier no contorno da plantação, formando uma barreira protetora. A visita despertou momentos de muita aprendizagem e cumpriu plenamente seus objetivos.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

2 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

50 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

1 hora ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais