Foto: Assessoria PMU
Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Carlos Gomes, do distrito de Santa Eliza, visitaram recentemente uma plantação de mamão com foco na agricultura familiar e na sustentabilidade. O objetivo, segundo as professoras Fabiana Félix de Araújo e Devanira Couto Beltrame, foi ampliar os conhecimentos e proporcionar novas vivências além da sala de aula aos estudantes.
A atividade foi realizada para o desenvolvimento do programa Agrinho, cujo tema neste ano é “Do campo à cidade colhendo oportunidades”. A visita aconteceu no último dia 13. Os alunos do 5º ano A da Escola Carlos Gomes conheceram o Sítio São José, em Santa Eliza, onde foram recebidos pela família Salesse, que, entre outras culturas, cultiva mamão na propriedade.
O agricultor e engenheiro agrônomo Anderson Cleiton Quinaia aceitou o convite de mostrar a plantação aos estudantes e responder seus questionamentos e curiosidades. Não faltaram perguntas, como o que motivou a família a deixar seus trabalhos formais para trabalhar no campo, quais os principais desafios enfrentados pelos agricultores e como são utilizados os recursos naturais – água para a irrigação e solo (plantio).
Os alunos também questionaram como é feito o reaproveitamento dos frutos que não são vendidos, como ocorre o controle das pragas, quais tecnologias foram implantadas para o melhor desenvolvimento do cultivo e quais benefícios ao meio ambiente que esse tipo de agricultura pode fornecer.
“Os estudantes aprenderam, na visita, que o uso do solo é feito de maneira sustentável, com a plantação de capim entre as ruas de mamão. Quando crescido, esse capim é roçado e proporciona ao solo maior absorção de água e nutrientes. Viram que a água também é utilizada de maneira consciente, pois é retirada de um poço artesiano para irrigação das plantas através de gotejamento, com bomba automática”, explicou a professora Fabiana.
Os alunos também puderam ver as práticas naturais que foram implantadas pela família na propriedade, para controle de doenças nas plantas e proteção contra fortes ventos, com o plantio de capim napier no contorno da plantação, formando uma barreira protetora. A visita despertou momentos de muita aprendizagem e cumpriu plenamente seus objetivos.
(Assessoria PMU)
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais