Foto: Danilo Martins/OBemdito
O curso de Direito da UniAlfa Faculdade de Umuarama/PR realiza entre os dias 19 e 23 de agosto a III Semana Jurídica. Esta edição terá como temática “O Direito e o mundo contemporâneo: novas ferramentas e perspectivas para antigos e novos desafios”. O evento trará para Umuarama nomes de relevância na área jurídica.
A expectativa é de que a Semana Jurídica promova um intenso debate a respeito do direito e os efeitos das transformações no mundo contemporâneo. Com isso, os organizadores buscam colaborar com o processo de formação acadêmico, atendendo as demandas do atual mercado de trabalho. Além disso, são objetivos do evento fomentar o senso científico por meio da mostra de trabalhos científicos e auxiliar no desenvolvimento regional da área jurídica.
Rosane Meyer é coordenadora do curso de Direito da instituição, professora e advogada. Ela explica que a Semana Jurídica é um momento especial para todos os envolvidos e está sendo organizada com muito esmero. A intenção é proporcionar aos estudantes e convidados, que são os grandes protagonistas do encontro, experiências marcantes em sua trajetória acadêmica e profissional.
A coordenadora ressaltou que a III Semana Jurídica da UniAlfa se consolida como um evento de relevância regional. Um dos motivos é sua ampla programação, composta por temas contemporâneos, que será conduzida por profissionais renomados e dotados do mais amplo conhecimento e vivências.
Os estudantes e convidados participarão de palestras, painéis e de uma mostra de trabalhos científicos. De acordo com Rosane, a I Mostra de Trabalhos Científicos do Curso de Direito da UniAlfa é a grande novidade para este ano e já está recebendo grande adesão dos estudantes e docentes. Os participantes produziram trabalhos que serão expostos na noite de sexta-feira (23), marcando o encerramento das atividades.
A programação da Semana Jurídica da UniAlfa começa todos os dias às 19h30. Confira abaixo os temas e os palestrantes:
Segunda-feira (19) – A palestra de abertura terá o tema “Os desafios da advocacia na atualidade” e será conduzida pelo Dr. Cássio Lisandro Telles. Bacharel em Direito e Graduado em Ciências Econômicas, Telles já foi presidente da OAB-PR, conselheiro federal da OAB e atualmente é procurador da OAB no Conselho Nacional de Justiça.
A partir das 21h15 terá início o primeiro painel de discussões a respeito da advocacia e suas transformações. O momento de debate contará com a participação do advogado Dr. Christhian Rodrigo Pellacani, presidente da subseção da OAB em Umuarama.
Terça-feira (20) – A advogada e professora Mestra em Ciências Jurídicas, Dra. Raísa Arantes Tobin apresentará o tema “A produção científica e o direito – suas perspectivas e desafios”.
No mesmo dia, a partir das 20h30, o juiz e professor Dr. Rodrigo Dias, trará para discussão o assunto: “Jurisdição sensível: um olhar democrático sobre a praxis”. O convidado é graduado em Direito pela USP, mestre em Ciências Sociais pela Unioeste, doutor em Direito e juiz de direito titular na Vara da Infância e da Juventude da comarca de Toledo.
Quarta-feira (21) – O palestrante Dr. Rodrigo Roger Saldanha falará sobre: “(Re) Construindo o Conceito de Nações Unidas sob a Perspectiva da Economia Mundial”. Ele é professor do Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos (PPGDH) da PUC-PR, pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, doutor e mestre em Ciências Jurídicas pela UniCesumar e coordenador da Unimed Costa Oeste.
Em seguida, às 20h45, a programação continua com o painel de discussões a respeito dos “Direitos humanos, cidades inteligentes e direito econômico”.
Quinta-feira (22) – A Dra. Patrícia Elache Gonçalves dos Reis ministrará palestra sobre “O funcionamento da Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR”. Patrícia é analista judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), graduada em Direito pela UniCuritiba, especialista em Direito Público, assessora jurídica-administrativa do 2º vice-presidente do TJPR e secretária da Comissão de Soluções Fundiárias do mesmo tribunal.
Já às 20h30 o tema “A mediação dos conflitos fundiários de natureza coletiva: técnicas e especificidades” será abordado palestrante Fernando Prazeres, que é desembargador do TJPR, 2º vice-presidente do TJPR (eleito para o biênio 2023-2024) e presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal.
Sexta-feira (23) – O encerramento da Semana Jurídica contará com a I Mostra de Trabalhos Científicos do curso de Direito da UniAlfa. A atividade proporcionará aos acadêmicos a possibilidade de desenvolvimento de competências relevantes na área jurídica, estimulando o pensamento crítico e científico.
A Mostra é direcionada aos estudantes da UniAlfa e de outras instituições de ensino, além de profissionais da área e interessados no tema. Os inscritos que cumprirem o critério de frequência receberão certificação de 20 horas.
As inscrições para a III Semana Jurídica são gratuitas e podem ser feitas no site da UniAlfa (clique aqui). A organização solicita a doação de 1 quilo de alimento não perecível por participante. Os donativos arrecadados serão repassados para entidades sociais de Umuarama.
Para obter mais informações entre em contato com a UniAlfa através do telefone (44) 3622-2500.
(Informações: Assessoria UniAlfa)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais