Foto: Assessoria PMU
A Divisão de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama trabalha constantemente para manter os estoques e promover a vacinação dos cidadãos contra as principais doenças chamadas de imunopreveníveis. Em Umuarama, de janeiro a julho, 45.325 vacinas foram aplicadas nas 22 unidades de saúde, considerando apenas as mais conhecidas – 56% em adultos e 44% em crianças.
Segundo o levantamento apresentado na tarde da última quarta-feira (31), a vacina contra a influenza é, de longe, a mais procurada pela população. “Quase 23 mil pessoas (sendo 19 mil adultos) tomaram o imunizante contra a Influenza trivalente, que é a gripe comum, protegendo contra o H1N1, o H3N2 e Influenza B”, informa Vitoria Todero Uliana, responsável pelo setor.
Ela acrescenta: “Em segundo lugar foram as vacinas contra a poliomielite e em terceiro vêm as vacinas contra as hepatites virais, cujo mês de julho foi totalmente dedicado a estimular essa prevenção. Em quarto lugar ficou a vacina pentavalente, que protege contra a poliomielite, a difteria, o tétano, coqueluche e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B”.
Vitória conta que existem pelo menos 25 doenças que podem ser prevenidas por vacinas no Brasil, de acordo com o calendário de vacinação que faz parte do Plano Nacional de Imunização. “Algumas dessas doenças são gravíssimas, patologias causadas por vírus e bactérias que são transmitidas de uma pessoa para a outra de diversas formas”.
Para finalizar, ela explica que: “as vacinas são fundamentais e devemos tomar praticamente durante toda a vida. As primeiras delas é a BCG (dose única contra formas graves de tuberculose) e a contra hepatite B, ambas devem ser aplicadas nas primeiras horas de nascimento do bebê. Depois é seguir o calendário e ficar atento para sempre”, observa.
(Reportagem: Assessoria PMU)
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Este site utiliza cookies
Saiba mais