Ítalo Fabio Casciola

Emancipação de Umuarama, uma data histórica esquecida, eternamente sem comemoração…

O dia 25 de julho é uma data importante no calendário oficial de Umuarama. Neste dia, a cidade marca mais um ano de emancipação política e administrativa. Fundada em 26 de junho de 1955, como distrito de Cruzeiro do Oeste, a cidade comemorou 69 anos de FUNDAÇÃO no mês passado.

Porém, só cinco anos depois de sua fundação é que Umuarama foi elevada de distrito à condição de município do Paraná, conquistando a sua EMANCIPAÇÃO política e administrativa, deixando de pertencer ao vizinho município para iniciar sua própria história. E essa independência aconteceu oficialmente no dia 25 de julho de 1960.

O município de Umuarama foi criado pela Lei 4.245, de 25 de julho de 1960, assinada pelo governador do Paraná na época, Moysés Lupion.

O governador do Paraná na época, Moysés Lupion, foi o autor da criação do município de Umuarama em 25 de julho de 1960. Antes disso, era um pequeno distrito pertencente ao município de Cruzeiro do Oeste – Foto: Acervo de Italo Fábio Casciola

25 DE JULHO NÃO É FERIADO!

O dia 25 de julho figura no calendário oficial de Umuarama, mas não é comemorado festivamente como acontece com a data de fundação da cidade, que é um feriado municipal: 26 de junho. Ele apenas existe nos registros históricos, mas na cidade a vida segue normalmente todos os anos, com todos os setores da comunidade vivendo o seu cotidiano.

Isso acontece porque no dia 11 de abril de 1981 o então prefeito em exercício Jorge Vieira assinou a lei nº 669 declarando o dia 26 de junho, data da fundação do município, como FERIADO MUNICIPAL.

A mesma lei, no artigo 2º, determinou que “o dia 25 de julho, data da Emancipação Política do Município, passa a ser considerado PONTO FACULTATIVO, para o que o Executivo deverá Baixar Decreto próprio”. E assim vem sendo feito no decorrer das décadas, celebrando-se com maior pompa e circunstância a fundação do que a emancipação do município.

Mesmo depois de ter conquistado sua emancipação, a comunidade umuaramense continuou dando mais atenção à data da fundação da cidade. Prova disso é que, em 1960, ano em que foi desmembrada de Cruzeiro do Oeste, o primeiro desfile cívico-escolar aconteceu no dia 26 de junho e o evento da emancipação foi apenas burocrático, sem festa – fato que se repetiu a vida inteira… – Foto: Acervo de Italo Fábio Casciola

A HISTÓRIA

O município foi criado pela Lei 4.245, de 25 de julho de 1960, assinada pelo governador do Paraná na época, Moysés Lupion. Portanto, neste dia 25 de julho de 2024, Umuarama completou 64 anos de vida como cidade emancipada.

E segue a história: a instalação oficial do município deu-se em 15 de novembro de 1961. Em 8 de outubro de 1961 foi realizada a primeira eleição para eleger prefeito e vereadores de Umuarama, sob a égide da Comarca de Peabiru. Hênio Romagnolli foi escolhido pelos eleitores como o primeiro prefeito, tendo atuado na gestão 1961-1965.

Em ato simultâneo com a criação do município, foi instalada a Prefeitura Municipal, inicialmente funcionando provisoriamente num salão alugado na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Ministro Oliveira Salazar. O primeiro prefeito foi Hênio Romagnolli – Foto: Acervo de Italo Fábio Casciola

A Câmara Municipal foi instalada no dia 21 de novembro de 1961, em sessão improvisada no salão da antiga ACEU, o clube da colônia japonesa, situada na Rua Ministro Oliveira Salazar. A solenidade teve como presidente provisório o vereador mais velho da época, José Honório Ramos. O primeiro presidente da Câmara Municipal de Umuarama foi Otávio Barbosa da Silva, eleito naquela mesma sessão.

Vele lembrar que, em ato simultâneo com a criação do município, foi instalada a Prefeitura Municipal, inicialmente funcionando provisoriamente num salão alugado na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Ministro Oliveira Salazar. O primeiro prefeito foi Hênio Romagnolli. (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

Umuarama em 1960, ano em que a Capital da Amizade subiu ao pedestal como município independente paranaense, numa época em que ele florescia como uma das maiores potência da cafeicultura do Estado – Foto: Acervo de Italo Fábio Casciola
Esta semana a Capital da Amizade completou 64 anos de independência municipal e hoje é uma das maiores metrópoles, com mais de 100 mil habitantes, e um dos municípios mais importantes do interior paranaense – Foto: Adobe Stock

Ítalo Fábio Casciola

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

14 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

45 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais