Umuarama

Professores e equipes das escolas de Umuarama tiveram preparação intensa para volta às aulas

Em preparação para a volta às aulas na rede municipal, que ocorreu na última terça-feira (23), direção e coordenação pedagógica de Umuarama participaram de uma ação de estudo e planejamento oferecida aos gestores, professores, secretários escolares e auxiliares de serviços gerais, realizada na segunda-feira (22).

Conforme orientação administrativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), o planejamento foi realizado nas unidades educacionais, sob a condução da direção e coordenação pedagógica, com a participação de todos os servidores divididos nos turnos da manhã e tarde.

Entre os temas abordados estava o Círculo de Diálogo, que reforça os objetivos gerais da educação nas escolas: ofertar ensino de excelência, promovendo o acesso, a permanência e a aprendizagem do estudante para o seu desenvolvimento integral.

“Nos CMEIs o objetivo maior é promover a educação infantil de excelência, integrando o cuidar e o brincar, de forma humanizadora e equitativa, com foco no desenvolvimento integral da criança”, lembra a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Outro tema foi o alinhamento a respeito da organização administrativa e pedagógica para garantir o atendimento aos estudantes, envolvendo os secretários escolares, auxiliares de serviços gerais e professores. Também foram vivenciadas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, avaliações externas e o Programa Educa Juntos.

Já com relação à Educação de Jovens e Adultos, o tema foi o trabalho pedagógico para promover essa vertente educacional, fechando a manhã com organização do trabalho docente. “Neste momento, cada professor se dedicou a organizar sua sala de aula, revisar e adaptar a rotina semanal e deixar tudo pronto para acolher os alunos”, completou a secretária.

AGENDA

A orientação administração traz ainda informações por campos de experiências, componentes curriculares e modalidades de ensino importantes para o 2º semestre, com a agenda de atividades previstas.

Clube do Saber

24/07 – Formação presencial na Unipar (Campus III)

29/07 – Retorno do atendimento aos estudantes

29/07 a 19/09 – 3º período de atendimento

Futuro Integral

29/07 Retorno do atendimento aos estudantes

Proerd

29/07 Retorno para conclusão dos atendimentos das Unidades Educacionais do 1º ciclo.

Cursos

Formação presencial de Língua Portuguesa para docentes de 4º e 5º ano

Data: 31/07

Local: Sala 3, Bloco 2 (Unipar – Campus III)

Horário: 8h às 11h30 (para docentes que atuam de manhã)

13h30 às 17h (para docentes que atuam à tarde).

APD de Educação Física

Data: 01/08 (Manhã e tarde, cada professor no seu horário de trabalho).

Local: Unipar

Horário: 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

44 minutos ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

1 hora ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

2 horas ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

2 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

3 horas ago

Inscrições para o Processo Seletivo IFPR terminam segunda; Umuarama tem 7 cursos

O IFPR encerra no dia 24 de agosto de 2026 as inscrições para o Processo…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais