Saúde

Número de casos confirmados de dengue na 12ª Regional de Saúde sobe para 23.374

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou na terça-feira (23) o novo boletim semanal da dengue. O Paraná registrou mais 8.995 casos da doença e 22 óbitos. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, em 30 de julho de 2023, são 933.146 notificações, 587.701 casos confirmados e 571 mortes em decorrência da dengue.

Os 22 novos óbitos ocorreram entre 19 de fevereiro e 26 de junho deste ano. São 14 homens e oito mulheres com idades entre 58 e 94 anos. As mortes foram registradas em Guaratuba, Pato Branco, Francisco Beltrão (4), Foz do Iguaçu, Cafelândia, Cascavel (2), Santa Lúcia, Cianorte, Japurá, Maringá (2), Apucarana (2), Lupionópolis, Porecatu, Abatiá e Cornélio Procópio (2).

A 12ª Regional de Saúde, com sede em Umuarama tem 23.374 casos confirmados de dengue. No boletim anterior, divulgado na terça-feira (16), eram 22.981 casos da doença na regional. Os casos de dengue com sinais de alerta subiram para 417 e os de dengue grave permaneceram em 12.

Não houve confirmações de óbitos na 12ª Regional neste boletim. Desta forma, seguem 23 mortes em decorrência da dengue: Mariluz (6 óbitos), Umuarama (5), Ivaté (4), Francisco Alves e Cruzeiro do Oeste (2 cada), Alto Piquiri, Icaraíma, Pérola e São Jorge do Patrocínio (1 cada).

A Regional de Saúde de Londrina possui mais casos confirmados em números absolutos, com 77.760 diagnósticos, seguida pelas regionais de Cascavel, com 67.865, e de Francisco Beltrão, com 61.285. Os três municípios que mais contabilizam casos são Londrina (39.883), Cascavel (32.283) e Maringá (23.157).

Em relação aos óbitos, a Regional de Saúde de Londrina soma o maior número, com a morte de 97 pessoas. Na sequência estão as regionais de Cascavel, com 84, e de Francisco Beltrão, com 80.

Chikungunya e zika também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as informações sobre essas doenças constam no mesmo documento. Neste período houve o registro de três novos casos de chikungunya, somando 215 confirmações e 1.906 notificações da doença no Estado. Não há casos confirmados de zika vírus – o boletim registra 145 notificações no Paraná.

INFESTAÇÃO PREDIAL

A Sesa divulgou também o novo boletim de infestação predial (AQUI) que apresenta o levantamento entomológico para o Aedes aegypti. O Paraná tem 376 municípios infestados, representando 94,2% do Estado.

No período de 1º de maio a 30 de junho, dos 399 municípios do Paraná, 19 estavam classificados em situação de risco de epidemia, 144 em alerta e 117 em situação satisfatória para o IIP (Índice de Infestação Predial). Outros 112 não enviaram informações ou não realizaram o monitoramento. A cidade com maior índice de infestação predial é Santa Helena, no Oeste, com IIP de 11,9%.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

(Reportagem: OBemdito e AEN)

Redação

Recent Posts

Negociação de motocicleta pela internet termina em suspeita de estelionato em Umuarama

Uma negociação de motocicleta anunciada pela internet levou a Polícia Militar a atender uma ocorrência…

2 horas ago

Polícia investiga caso de mulher de 56 anos encontrada ferida na cabeça em Umuarama

Uma mulher de 56 anos foi encontrada ferida na cabeça no interior de uma residência…

3 horas ago

Suspeito é levado à delegacia após disparos contra casal no Guarani I, em Umuarama

Um homem de 29 anos foi encaminhado à delegacia após uma ocorrência de disparos de…

3 horas ago

Femucam começa nesta quinta em Umuarama com entrada gratuita e R$ 48,6 mil em prêmios

A música vai ocupar o palco do Teatro do Centro Cultural Vera Schubert a partir…

3 horas ago

Motorista é preso por suspeita de embriaguez após ser flagrado com mulheres seminuas

Um motorista de 38 anos foi preso na segunda-feira (12) por suspeita de dirigir sob…

3 horas ago

Homem que desapareceu ao tentar atravessar o Rio Paraná a nado é identificado

O corpo do comerciante Elias Amâncio, de 42 anos, foi encontrado na manhã de terça-feira…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais