Saúde

Saúde investiga óbito que pode ter ocorrido em decorrência de dengue em Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira (12) o Informe Técnico n° 50, em que apresenta a situação da dengue em Umuarama e nenhum caso da doença foi registrado na semana entre os dias 7 e 13. Desde o início de julho até agora, cinco pessoas receberam diagnóstico positivo, número que confirma uma redução importante nas ocorrências – em junho foram 158 casos, em maio 2.244 e 3.146 em abril.

As notificações – quando o indivíduo apresenta sintomas de dengue e busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) – também reduziram significativamente: são 50 em julho (12 dias), 537 em junho, 3.800 em maio e 5.179 em abril.

Considerando o ano epidemiológico (que vai de 31 de julho de 2023 até o próximo dia 30 de julho), cinco óbitos foram oficialmente confirmados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) – todos eles deram-se em 2024 – e, no momento, um caso é considerado como suspeito e aguarda exames para sua comprovação.

Separando a cidade por Unidades Básicas de Saúde (UBS), as 10 com o maior número de casos confirmados (neste ano epidemiológico) são: Guarani-Anchieta (1.028), Panorama (766), Posto Central (704), Jardim Cruzeiro (685), Centro de Saúde Escola (653), Vitória Régia (637), Cidade Alta (506), San Remo (468), Sonho Meu (405) e 1° de Maio (398).

Edson dos Santos Souza, secretário municipal de Saúde, faz um alerta para o fato de que a queda no número de pessoas com dengue não representa que é motivo para ‘relaxar’ com relação aos cuidados com os criadouros do Aedes aegypti.

“A dengue mata: nunca é demais deixar isso muito claro. E conter a propagação do mosquito só é possível com a participação absolutamente ativa e determinada de cada cidadão, que deve fazer uma varredura em seu quintal pelo menos uma vez por semana, cuidando para não deixar objetos que possam acumular água e tornarem-se focos. Esta é uma luta de todos”, afirma.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

3 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

4 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

5 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

6 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

8 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais