Umuarama

Umuarama: produtores interessados no cultivo da banana BRS Princesa podem fazer cadastro

A Secretaria Municipal de Agricultura está investindo na ampliação do Programa Mais Fruta, que promove o desenvolvimento da fruticultura em Umuarama, e desta vez o projeto vai distribuir mudas de Banana BRS Princesa, um híbrido também chamado de ‘banana tipo maçã’, com mercado garantido e de alta produtividade. Os produtores interessados em fazer parte da atividade têm até o dia 31 deste mês para realizarem o cadastro.

Segundo o engenheiro agrônomo Fábio César Pereira Souza, que coordena o programa, a Princesa BRS é uma espécie desenvolvida pela Embrapa Fruticultura para ser cultivada em regiões onde possam haver a presença de doenças que impeçam ou prejudiquem a produção de legítima banana-maçã.

“Desenvolvidas em laboratório, essas mudas são resistentes às principais pragas e doenças que afetam a bananeira. Além disso ela tem alta qualidade”, descreve, destacando que o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), a Cooperu (Cooperativa de Produtores Rurais de Umuarama) e o Banco de Alimentos são parceiros nesse projeto.

Ele detalha que a banana BRS Princesa possui características de mercado semelhantes à da banana-maçã. “Em relação à massa média, comprimento e diâmetro dos frutos, não há diferença significativa entre a ‘BRS Princesa’ e a ‘Maçã’, com valores de massa de 63,3 g e 79,0 g; 12,7 cm e 14,2 cm de comprimento e 2,7 cm e 2,9 cm de diâmetro, respectivamente. E já temos a comprovação de que ela é ideal para o nosso clima e solo”, afirma.

O engenheiro agrônomo descreve que a BRS Princesa apresenta porte alto, em torno de 3,5 a 5 metros. “As mudas que a Secretaria de Agricultura vai entregar terão aproximadamente 10 centímetros e devem ser transplantadas em recipientes por aproximadamente 60 dias antes de serem levadas ao solo. Vale destacar que faremos uma visita técnica na área para avaliar a aptidão da cultura para a propriedade rural cadastrada”, informa.

Além de oferecer as mudas sem custo algum, o município também vai disponibilizar engenheiro agrônomo para oferecer todo apoio técnico necessário para que os produtores rurais tenham sucesso. “A Banana BRS Princesa tem uma produtividade de 15 a 20 toneladas por hectare. O primeiro ciclo, do plantio até a colheita, é de 385 dias. Já o segundo ciclo se dá de oito a nove meses após o primeiro”, esclarece, acrescentando que o cadastro deve ser feito pessoalmente na Secretaria de Agricultura levando documentos pessoais, o Cad-Pro e telefone.

SERVIÇO – BANANICULTURA – Projeto Mais Fruta – Distribuição de mudas de banana BRS Princesa – Cadastro de produtores: até dia 31/07/2024 às 17h30 – Local: Secretaria Municipal de Agricultura – Paço Municipal – Av. Rio Branco n° 3717 – Telefone: (44) 3621-4141 – Ramal: 117.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais