Brasil

Receita abre consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2021

A Receita Federal abre hoje (24), a partir das 10h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, que também inclui restituições de exercícios anteriores. O crédito será feito no dia 31 de agosto para mais de 3,8 milhões de contribuintes.

Neste lote, o valor das restituições chega a R$ 5,1 bilhões. Desse total, R$ 273,2 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade: 8.185 idosos acima de 80 anos, 67.893 entre 60 e 79 anos, 6.088 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet. No serviço Portal e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, para consulta à declaração e à situação cadastral no CPF. Com ele, é possível verificar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições.

Como resgatar

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, acessando o endereço www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

(Agência Brasil)

Redação

Recent Posts

Motociclista bate a cabeça e lesiona a costela após colisão com caminhonete em Umuarama

Motociclista de 43 anos sofreu amnésia lacunar e ficou ferido após colisão com uma caminhonete…

19 minutos ago

Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade para discutir fortalecimento do SUS

Profissionais da saúde, gestores públicos, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram…

32 minutos ago

Terça-feira amanhece gelada em Umuarama e máxima não passa de 19°C

A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…

49 minutos ago

Morre a empresária Pura Mangialardo, referência no comércio de Umuarama

A empresária Pura Mangialardo morreu aos 89 anos, em Umuarama. Conhecida por sua trajetória no…

57 minutos ago

Moto é furtada em frente a conveniência no Parque San Remo

Uma Honda CG 160 Titan foi furtada em frente a uma conveniência no Parque San…

1 hora ago

Homem em surto ateia fogo no próprio carro no distrito de Santa Eliza

Homem de 46 anos incendiou o próprio carro durante um surto no distrito de Santa…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais