Graça Milanez

Empresária se apaixona pela saboaria e decide investir na produção de sabonetes especiais

A onda da valorização do artesanal, do natural, do conhecimento ancestral ganha cada vez mais fôlego e vislumbra negócios no Brasil. Nesse rol está a saboaria, que reflete, para muitos, uma oportunidade de trabalho e renda. Umuarama tem muita gente apostando na arte – sim, a saboaria já ganhou esse status – como meio de sustento ou para fortalecer o ganho mensal.

Há quem se dedica, também, por paixão. É o caso da umuaramense Hellen Thays de Mendonça, 30 anos, que é dona da loja ‘Açafrão e Argila Cosméticos’, do shopping popular da Rua Piúna [próximo à antiga rodoviária]. No box quatro, ela revende, entre outros produtos, perfumes e sabonetes de marcas famosas do mercado, como Natura e Avon. Mas quer mais: deseja investir na própria marca e os ensaios para isso já começaram.

Num espaço da loja improvisou um ‘ateliê’, onde tem uma mesa com um fogareiro elétrico para derreter a glicerina, que, junto com essências e outros ingredientes, se transforma em sabonete artesanal sólido, moldado em formas especiais, de diferentes modelos e cores. Alguns viram lembrancinhas para chá de bebê ou de datas comemorativas [neste caso, atende a empresas].

Outros ganham embalagem para atender os que buscam formas alternativas de cuidados: são os sabonetes para tratamento. “Faço, posto no Instagram e assim divulgo o produto, que logo vendo, porque são feitos só com bons ingredientes”, afirma a empresária. Entre os que destaca estão o de açafrão, argila verde e o sofisticado negro, que leva na receita, junto com a base glicerinada, extrato de leite de cabra, essência, óleo de melaleuca, óleo de coco de babaçu e cera de candelila.

Sabonete negro: receita sofisticada para banho de limpeza energética

“É um sabonete desintoxicante, perfeito para um banho de limpeza energética! É também indicado para pele inflamada e com acne… além disso, um rejuvenescedor!”, argumenta. “Uso as técnicas tradicionais de saponificação, mas gosto de inventar, também; em algumas receitas coloco meu ‘toque final’ para agregar ainda mais qualidade”, acrescenta, enfatizando seu fascínio pela atividade. “Meu sonho é ter uma fábrica de sabonete artesanal… Estou caminhando para isso”.

A ideia é manter o fazer manual, usando produtos naturais, biodegradáveis, que garantam boa qualidade na função proposta do sabonete: de limpeza ou de hidratação da pele. “Os que eu faço são bem diferentes dos industrializados, porque não contêm elementos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente; acompanho essa tendência de mudança de mentalidade, voltada a valorizar o consumo consciente, os cuidados com a natureza… Penso em fazer parte disso!”.

Sabonete e perfume: fragrância combinada para formar kit de presentear

Aromas que inspiram

Em relação a aromas, ela também capricha. Nos sabonetes usa essência própria para cosméticos. Mas vai além, já que também tem um pezinho na arte da perfumaria. Entre os produtos de sua criação estão aromatizantes para ambientes [spray], para papel e para difusores de vareta e perfumes para uso pessoal, que podem ser combinados com a fragrância do sabonete [para formar um kit para presentear].

“Tudo isso faço com prazer, porque é inspirador… Dizem que o olfato é o segundo sentido mais importante para as pessoas e os aromas despertam boas sensações”, destaca, lembrando que o que produz tem outro atributo, o fato de ser exclusivo.

Feito à mão: sabonete da Hellen leva ingredientes especiais

“A gente sabe que o amor pelo trabalho colabora para o sucesso profissional… Minha paixão pela saboaria, pela aromaterapia é intensa e me move, o que me faz acreditar que vou realizar meus sonhos. É claro que vou continuar estudando, pesquisando… Já fiz vários cursos, porém reconheço que preciso aprimorar minhas habilidades… O melhor é que estou disposta para isso!”

Instrumento de corte: capricho nos detalhes
Instrumento de corte: capricho nos detalhes
Sabonete de argila verde e de açafrão: destaques da produção
Perfeita opção de lembrancinha: sabonetinhos têm boa saída
Graça Milanez

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

1 hora ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

2 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

3 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

4 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

4 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais