Paraná

Justiça atende pedido do MPPR e impede fechamento de Ceebja em Goioerê

O Tribunal de Justiça do Paraná atendeu pedido formulado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Goioerê, no Centro Ocidental do estado, e suspendeu decisão judicial que havia autorizado o fechamento imediato do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Maria Antonieta Scarpari.

Em dezembro do ano passado, o MPPR havia ajuizado ação contra o fechamento da unidade educacional. Durante o recesso forense, foi deferida medida liminar que impedia o fechamento, entretanto, no dia 3 de junho último, o Juízo da Vara da Infância e Juventude de Goioerê revogou a liminar, o que permitiria o encerramento imediato das atividades do Ceebja.

Em vista disso, o Ministério Público formulou novo pedido ao Tribunal de Justiça, o qual foi acolhido, sendo determinada a manutenção da estrutura e do funcionamento do Centro para 2024, assegurando-se as matrículas, com a proibição da transferência unilateral para outra unidade educacional até o julgamento do recurso de apelação interposto pelo MPPR.

O Ceebja Maria Antonieta Scarpari oferta ensino fundamental e ensino médio, com flexibilidade curricular, para adolescentes, jovens, adultos e idosos que atrasaram seus estudos e buscam uma melhor formação escolar. Os estudos na instituição podem ser concluídos em prazo menor.

O Ministério Público argumenta na ação que o fechamento do Ceebja – medida anunciada pelo Núcleo Regional de Educação, alegando suposta ociosidade da instituição –, além de não atender o interesse da comunidade, promoverá retrocesso social, pois as alternativas oferecidas pelo Estado para o ensino de jovens e adultos não se mostram eficientes e atrativas para o público específico daquela unidade de ensino.

(Assessoria MPPR)

Redação

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

16 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

53 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais