Esporte

Skatistas revitalizam espaço público na rua Pinguim para a prática esportiva

Foto: Danilo Martins/OBemdito
31 de agosto de 2021 19h25

Os skatistas de Umuarama revitalizaram um espaço que fica na Rua Pinguim em Umuarama. Um salão desativado ganhou cara nova e obstáculos para quem é apaixonado pela prática esportiva. “O ambiente está bem agradável agora. Nossa galera do skate fez uma grande limpeza. Foram vários dias para hoje a gente conseguir usar e treinar nossas habilidades”, explica Elivelton Prado, skatista e instrutor.

O salão é um espaço livre e público para todos os adeptos do skate. “Alguns obstáculos são feitos de madeira e outros de concreto. Nós fizemos uma vaquinha e conseguimos ir fazendo algumas melhorias. É pelo skate que a gente faz acontecer. Só não está pior porque nós cuidamos aqui”, ressaltou.

Uma das reclamações do grupo são as poucas opções para a prática esportiva aqui em Umuarama.  “O único lugar que temos aqui é a Praça Santos Dumont, mas é um espaço pequeno e não agrega a todos. Os obstáculos são para quem já sabe andar e não para iniciantes”, enfatizou.

O espaço hoje usado tem um cara nova e um ambiente agradável, mas ainda são necessárias melhorias. “Precisamos de energia elétrica aqui, as portas não param fechadas e os banheiros não tem muitas condições de uso, por isso fazemos um apelo às autoridades”, destacou Elivelton.

Luciano Goulart é adepto da prática esportiva. Ele e outros amigos estão na luta para que o skate tenha representatividade. “Eu procurei a Prefeitura e fomos informados que eles tem um projeto para criar uma Secretaria da Cidadania neste espaço. Nós estamos formulando um requerimento e abaixo-assinado para ganhar a garantia e o uso do espaço”, disse Luciano.

Na cidade há uma deficiência e pouco espaço para quem pratica o esporte. “Nós queremos ganhar espaços e com acessibilidade. Temos uma pista de skate na área central e só de pensar na pista no centro, obviamente você precisa pensar em várias consequências atreladas também”, observou.

Em Umuarama pelo menos 50 pessoas são fieis a pratica da atividade. São manobras de tirar o fôlego e que nos últimos dias ganharam outros atletas. “Nós buscamos condições do esporte e queremos evoluir com esse tipo de atividade. O skate nada mais é do que a prática da cidadania”, finalizou Luciano.

O QUE DIZ A PREFEITURA:

De acordo com a Prefeitura, houve uma discussão para a revitalização do espaço e construção de uma secretaria da Cidadania no espaço, mas com a pandemia o processo não avançou. No momento, não há nenhuma novidade sobre essa mudança.