Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Subiu para 17 o número de mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul, devido a exposição da população às enchentes que atingiram o estado por mais de um mês. A doença infecciosa febril é transmitida pelo contato com a urina de animais infectados, principalmente roedores, pela bactéria leptospira. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), quatro mortes ainda estão em investigação e outras sete foram descartadas.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que foram notificados, um total de 4.516 casos de leptospiroseoirose. Desses, 242 foram confirmados, outros 1.004 foram descartados e 3.270 seguem em investigação.
A leptospirose pode ocorrer em qualquer época do ano, mas as chances de contágio são maiores quando há inundações, enxurradas e lamas. Se houver algum ferimento ou arranhão, a bactéria penetra com mais facilidade no organismo humano. É importante que residentes em locais mais atingidos pela chuva adotem cuidados, como usar calçados ao caminhar em áreas alagadas, evitar qualquer tipo de contato com roedores (os principais transmissores) e lavar bem os alimentos.
Os moradores de Umuarama receberam por volta das 23h05 desta segunda-feira (21) um ‘Alerta Severo’…
A Câmara de Vereadores de Umuarama aprovou o Projeto de Lei Ordinária 86/2026 que fixa…
A Polícia Militar (PM) atendeu a uma ocorrência de apropriação indébita na tarde desta segunda-feira…
Uma criança acionou a Polícia Militar (PM) após presenciar uma discussão entre seus pais na…
A Polícia Militar (PM) apreendeu um adolescente de 16 anos suspeito de ato infracional análogo…
A Polícia Militar (PM) registrou ocorrências de furtos de materiais em duas residências em construção…
Este site utiliza cookies
Saiba mais