Foto: Danilo Martins/OBemdito
A agência 0236 do Banco Itaú em Umuarama encerrou suas atividades em maio deste ano, realocando automaticamente seus correntistas, investidores e aposentados para a agência 2910, situada na avenida Brasil. Desde então, os problemas no atendimento estão se acumulando e causando revolta na população.
Nas redes sociais, os clientes têm postado frequentemente reclamações e imagens, relatando que a demora no atendimento chega a 40 minutos, o que contraria a legislação estadual nº 21.529/2023, que estabelece aos bancos e instituições financeiras tem o prazo máximo para atendimento em 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados.
“Descaso na agência bancária em Umuarama. Mais de 40 minutos só para entrar no banco. Isso é uma palhaçada e ainda fecham uma agência. Onde vamos parar?”, indagou um cliente. “É assim que (NÃO) está funcionando a agência do Itaú em Umuarama”, escreveu outra cliente.
OBemdito entrou em contato com o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, que informou ter iniciado uma série de movimentos desde abril para tentar evitar o fechamento da agência. A preocupação não se restringia apenas aos empregos, mas também às condições de trabalho e à qualidade do atendimento aos clientes e usuários.
Edilson José Gabriel, diretor de Política Sindical, relatou que ele e o presidente do sindicato, Wilson de Souza, reuniram-se virtualmente com representantes do Banco Itaú antes do fechamento da agência para tratar do assunto, com foco principalmente nos empregos dos bancários e bancárias da unidade que seria fechada. Em 29 de abril, a Câmara Municipal de Umuarama aprovou por unanimidade uma moção de apoio à causa.
“Após os últimos eventos, fizemos contato com o Procon novamente, que nos informou já ter um procedimento administrativo em aberto. Nesta segunda-feira (10) à tarde, entramos em contato com a Gerente Regional, Ananza Castilho, e com a Área de Relações Sindicais, solicitando uma reunião com urgência, onde vamos cobrar a contratação de mais funcionários”, disse Edilson.
Thailison Souza Neto, diretor da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Umuarama, explicou para OBemdito que o processo está em fase de instrução, razão pela qual nenhuma medida adicional foi tomada até o momento. Ele também esclareceu que a partir desta quarta-feira (12) as filas devem reduzir, pois os beneficiários do INSS já terão recebido seus pagamentos. Além disso, o Banco Itaú entrou em contato com o Procon apenas no processo preliminar e até agora não emitiu um comunicado oficial.
OBemdito tentou contato com a agência do Itaú em Umuarama, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais