Umuarama

Clientes do Itaú mantêm reclamações após fechamento de agência em Umuarama

A agência 0236 do Banco Itaú em Umuarama encerrou suas atividades em maio deste ano, realocando automaticamente seus correntistas, investidores e aposentados para a agência 2910, situada na avenida Brasil. Desde então, os problemas no atendimento estão se acumulando e causando revolta na população.

Nas redes sociais, os clientes têm postado frequentemente reclamações e imagens, relatando que a demora no atendimento chega a 40 minutos, o que contraria a legislação estadual nº 21.529/2023, que estabelece aos bancos e instituições financeiras tem o prazo máximo para atendimento em 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados. 

“Descaso na agência bancária em Umuarama. Mais de 40 minutos só para entrar no banco. Isso é uma palhaçada e ainda fecham uma agência. Onde vamos parar?”, indagou um cliente. “É assim que (NÃO) está funcionando a agência do Itaú em Umuarama”, escreveu outra cliente.

OBemdito entrou em contato com o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, que informou ter iniciado uma série de movimentos desde abril para tentar evitar o fechamento da agência. A preocupação não se restringia apenas aos empregos, mas também às condições de trabalho e à qualidade do atendimento aos clientes e usuários.

Edilson José Gabriel, diretor de Política Sindical, relatou que ele e o presidente do sindicato, Wilson de Souza, reuniram-se virtualmente com representantes do Banco Itaú antes do fechamento da agência para tratar do assunto, com foco principalmente nos empregos dos bancários e bancárias da unidade que seria fechada. Em 29 de abril, a Câmara Municipal de Umuarama aprovou por unanimidade uma moção de apoio à causa.

“Após os últimos eventos, fizemos contato com o Procon novamente, que nos informou já ter um procedimento administrativo em aberto. Nesta segunda-feira (10) à tarde, entramos em contato com a Gerente Regional, Ananza Castilho, e com a Área de Relações Sindicais, solicitando uma reunião com urgência, onde vamos cobrar a contratação de mais funcionários”, disse Edilson.

Thailison Souza Neto, diretor da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Umuarama, explicou para OBemdito que o processo está em fase de instrução, razão pela qual nenhuma medida adicional foi tomada até o momento. Ele também esclareceu que a partir desta quarta-feira (12) as filas devem reduzir, pois os beneficiários do INSS já terão recebido seus pagamentos. Além disso, o Banco Itaú entrou em contato com o Procon apenas no processo preliminar e até agora não emitiu um comunicado oficial.

OBemdito tentou contato com a agência do Itaú em Umuarama, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

22 minutos ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

1 hora ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

2 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

3 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

4 horas ago

Homem fica gravemente ferido após ataque com facão em Pérola

Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais