Tubos para galerias pluviais irão garantir melhorias a moradores de Cruzeiro do Oeste - Foto: SEDEST
Com mais 1.109 tubos para galerias pluviais garantidos pelo Instituto Água e Terra (IAT), nesta quinta-feira (19), Cruzeiro do Oeste poderá dar início às obras de pavimentação nas ruas das comunidades Vila Rural e AABB.
Os convênios para a liberação dos tubos foram assinados pelo secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, durante inauguração do asfalto em frente à Frigo Astra.
“Para poder fazer asfalto, é preciso primeiro garantir a galeria de água pluvial, escoando corretamente a água da chuva. Essa região é de solo frágil e precisa de cuidados para evitar erosões”, disse.
Segundo a prefeita Maria Helena Bertoco, a falta de escoamento correto da água da chuva prejudica muitas famílias da cidade, com alagamentos. “Antes de qualquer melhoria de pavimentação, precisamos fazer essa obra de galerias pluviais. Já temos o recurso para o asfalto, mas faltava a drenagem, e com esses tubos levaremos mais qualidade de vida aos moradores”, disse.
A Vila Rural contém uma fábrica de produção de palmito em conserva, além de moradias. Já na comunidade AABB, em dias de chuva, muitas famílias não conseguem sair de casa devido à erosão. “Já fizemos obras de galeria pluvial no Jardim das Flores, com 1.500 tubos entregues pelo IAT”, afirmou a prefeita.
TUBOS
Os convênios com as prefeituras para aquisição de tubos de concreto para obras de galerias pluviais faz parte do projeto de drenagem, controle de cheias e de erosão do Instituto Água e Terra.
O objetivo é atender principalmente regiões de solos mais suscetíveis à formação de erosões nas cidades. Os tubos são disponibilizados pelo IAT através de projetos apresentados pelas prefeituras.
Somente em 2019 e 2020, foram entregues mais de 40 mil tubos para obras de galerias pluviais em diversas regiões do Estado. As espessuras variam de 0,40 m de diâmetro a 2,00 m de diâmetro, dependendo da necessidade de cada região.
(Assessoria AEN)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais