Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Educação reuniu diretores de escolas e representantes de instituições e entidades que participarão do desfile cívico-militar dos 69 anos de Umuarama, no próximo dia 26 – data do aniversário de fundação da cidade.
A tradição, interrompida em 2019 por conta da pandemia de covid-19, retorna neste ano com 82 blocos inscritos, que descerão pela avenida Paraná – entre as Praça Arthur Thomas e Santos Dumont, com passagem pelo palanque das autoridades que será montado no cruzamento com a rua Governador Ney Braga.
O encontro serviu para o alinhamento dos detalhes finais da organização. A expectativa é bem positiva. “Vamos mostrar serviços que o município presta à sociedade, o trabalho das entidades e a criatividade dos nossos professores e alunos para homenagear Umuarama, com o tema ‘O que fomos, o que somos e o que seremos!’, sugerido pelo prefeito”, afirmou a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
O prefeito Celso Pozzobom agradeceu a adesão de todas as entidades e instituições, que se juntaram às escolas municipais para realizar um dos maiores desfiles da história da cidade. “Toda a equipe da Educação e demais secretarias estão empenhados na organização, nos detalhes, e com a participação de todos vocês tenho certeza que vamos marcar época”, apontou.
Pozzobom lembrou das missas que estão sendo realizadas em todas as paróquias locais, em comemoração aos 69 anos, sempre iluminadas com a participação das crianças. “É bonito de ver. Elas cantam de peito aberto durante a execução do hino de Umuarama. Estão muito motivadas para o desfile. Teremos uma festa inesquecível”, completou.
A professora Cidinha Meira relembrou as orientações administrativas e pedagógicas 16 e 17/2024, detalhando o desfile – que será iniciado pontualmente às 9h – para escolas e entidades, apresentou o posicionamento de cada bloco e o croqui (mapa) da avenida. Por fim, apresentou o plano de colaboração e esclareceu dúvidas dos presentes.
A abertura será com apresentação da Banda 26 de Junho, que comemoração aniversário de criação na mesma data, diante do palanque das autoridades. Em seguida o desfile inicia de fato na Praça Arthur Thomas, com os blocos militares (Tiro de Guerra, Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros e outras corporações), seguidos pelas escolas municipais – cada uma com 60 alunos do 5º ano – e estaduais, intercaladas com várias fanfarras, e pelos blocos das instituições e entidades.
Os últimos blocos serão compostos por veículos da frota da Prefeitura e por cerca de 50 cavaleiros e amazonas da Associação Equestre Cowboys de Umuarama. Além dos participantes locais, o desfile terá alunos de escolas de duas cidades da região – Esperança Nova e Mariluz, com as respectivas fanfarras.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais