Foto: PMU
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o reforço da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que será encerrada no dia 14 de junho (sexta-feira da próxima semana). Pais e responsáveis devem ficar atentos e aproveitar a oportunidade para vacinar seus filhos neste sábado (8), quando acontece o Dia D para imunização contra a paralisia infantil (como é conhecida a pólio).
Segundo o secretário de Saúde, Edson dos Santos Souza, é fundamental que todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos (especificamente 4 anos, 11 meses e 29 dias) recebam ‘a gotinha que salva vidas’.
“Como já comentamos, no dia 19 de março de 1989, há 35 anos, o Brasil confirmava o último caso de poliomielite em território nacional, antes mesmo do último registro no continente americano. E temos que lutar para que isso fique no passado, pois a pólio é uma doença realmente perigosa, muitas vezes incapacitante e até fatal. Mas graças a Deus tudo pode ser evitado com apenas uma gotinha da vacina”, afirma.
No Dia D, sete unidades de saúde vão atender em horário especial, das 8h às 17h: Posto Central, Guarani/Anchieta, Jardim Lisboa e Vitória Régia, além dos distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza. “Para as crianças menores de um aninho os pais devem levar para atualizar a caderneta, já as crianças de um a quatro anos completos devem tomar uma dose do imunizante”, detalha o secretário.
Por isso a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite é uma das mais importantes e conhecidas da população, conforme indica a responsável Divisão de Imunizações, Vitória Todero Uliana.
“Temos 6.146 crianças nesta faixa etária e a meta é vacinarmos pelo menos 95% deste público, ou seja, cerca de 5.840. Contamos com o apoio e a dedicação de pais e responsáveis para que consigamos atingir essa meta e mantermos nosso status de certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem”, observou.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais