Umuarama

Campanha de coleta de lixo eletrônico acontece nesta terça-feira em Umuarama

A crescente preocupação com o lixo eletrônico e seus impactos ambientais e na saúde pública motiva ações de conscientização e descarte adequado. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Umuarama promove a Campanha E-Lixo nesta terça-feira (4), das 10h às 17h, com o objetivo de reduzir o volume de equipamentos eletrônicos descartados de maneira inadequada.

O evento acontecerá no espaço da Feira do Produtor, localizado na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, próximo ao Estádio Lúcio Pipino e ao Bosque Uirapuru. Desde sua primeira edição em 2011, a Campanha E-Lixo já retirou cerca de 150 toneladas de lixo eletrônico de circulação.

“Proporcionamos a destinação adequada desses materiais, beneficiando não apenas o meio ambiente, mas também cooperativas de reciclagem e alunos de cursos de informática, que recebem equipamentos para estudos”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

Para este ano, Sucupira prevê a arrecadação de mais de 5,5 toneladas de resíduos eletrônicos. “No ano passado, coletamos 5.480 quilos e esperamos superar essa marca. Faremos uma ampla divulgação para convocar a população a comparecer em massa. Muitas pessoas guardam esses equipamentos por não saberem onde levá-los, então agora é a oportunidade de se livrar deles. Podem encher o carro, pois teremos uma equipe grande para auxiliar no descarregamento”, incentivou o secretário.

O prefeito Celso Pozzobom destacou a importância da colaboração entre parceiros. “O sucesso da Campanha E-Lixo se deve ao apoio e à participação de parceiros verdadeiramente dedicados, como os acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar), da UniAlfa e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Cooperativa de Reciclagem de Umuarama (Cooperuma) e da rede de supermercados Planalto, além dos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, observou.

Durante a campanha, a população pode levar diversos tipos de materiais eletrônicos inutilizados, como rádios, TVs, equipamentos de som, vídeo, informática e comunicações, eletrodomésticos, cabos, lâmpadas, pilhas e baterias antigas.

“Aceitaremos apenas lâmpadas residenciais, não comerciais, e não receberemos toners, cartuchos, nem lâmpadas de grandes geradores”, ressaltou a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

A Campanha E-Lixo de Umuarama representa uma oportunidade para a população se conscientizar sobre a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

2 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

31 minutos ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

1 hora ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

1 hora ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais