Foto: Assessoria PMU
De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados nesta terça-feira (28), 73% dos alunos paranaenses sabem ler e escrever na idade certa – ou seja, ao final do 2º ano do ensino fundamental. O Paraná atingiu no ano passado o segundo maior patamar do Brasil em alfabetização de crianças que estudam na rede pública e ficou atrás apenas do Ceará, que atingiu um índice de 85%.
Nos demais Estados, como Rio Grande do Sul (63%), Santa Catarina (61%), Rio de Janeiro (52%), São Paulo (52%) e Bahia (37%), a proporção de alunos alfabetizados ao final do 2º ano ficou abaixo dos 70%. Em todo o País, a média foi de 56% e em Umuarama esse percentual foi de 64,1%, ou seja, bem acima da média nacional e do índice atingido nos demais Estados.
Na avaliação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o levantamento mostra que o Paraná tem uma das melhores notas de todos os Estados brasileiros. “Nós já tínhamos alcançado o posto de melhor educação do Brasil no Ensino Médio e agora, graças à parceria com prefeitos, conseguimos avançar juntos nesta fase muito importante do aprendizado”, afirmou.
A pesquisa foi aplicada às redes municipais, considerando critérios estabelecidos nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram consideradas alfabetizadas as crianças que atingiram um equivalente a 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Seab).
O resultado foi comemorado pela secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, que destacou o efetivo trabalho docente, além dos grandes investimentos da administração municipal na infraestrutura educacional e também na qualificação constante dos professores e equipes pedagógicas.
“O prefeito Celso Pozzobom tem nos permitido garantir todas as condições para o desenvolvimento da educação em Umuarama, seja estruturalmente – reformando, ampliando e assegurando a manutenção das unidades educacionais – ou tecnologicamente, assegurando investimentos em tecnologia, equipamentos e novos conhecimentos”, avaliou a secretária.
E continuou: “Com treinamento, o trabalho de desenvolvimento e pesquisa (realizado no CMDPE), a modernização do ensino e o efetivo trabalho dos professores junto aos alunos, executando o planejamento da Secretaria de Educação, estamos recuperando o que foi perdido na pandemia e avançado a olhos vistos na alfabetização das nossas crianças”, completou.
A secretária lembrou que Umuarama ganhou uma nova escola de tempo integral nesta semana, a Escola Professora Maria Augusta Amaral Picelli, inaugurada pelo prefeito Pozzobom na avenida Goiânia, tem um centro municipal de educação infantil (CMEI) em obras no Parque Residencial Metropolitano e em breve inicia a construção de outra unidade no Jardim Aeroporto, além de várias obras em andamento em unidades da cidade e dos distritos.
CRESCIMENTO
O relatório do Ministério da Educação mostra o avanço da alfabetização escolar no Paraná, ao longo dos últimos anos. Em relação à pesquisa feita em 2019, o Estado avançou cinco pontos percentuais (de 68% para 73%) e saltou uma posição no ranking nacional, ultrapassando Santa Catarina. Em todo o Brasil, o avanço do resultado em 2023 em relação a 2019 foi de 1 ponto percentual, de 55% para 56%.
Outra pesquisa foi realizada em 2021, quando os índices em todo o Brasil caíram sensivelmente por conta da pandemia da Covid-19. Em relação a este levantamento, o Paraná mostrou uma recuperação de 33 pontos percentuais.
O MEC estabeleceu a meta de 80% de alfabetização na idade certa em todo o Brasil até 2030. No Paraná, 148 municípios já alcançaram este patamar em 2023 e 376 cidades estão com índice superior à média nacional, que é de 56%, incluindo Umuarama com 64,1%.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais