Fotos: PMU
O Sebrae e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) lançaram o projeto Leite Arenito Caiuá, nesta quarta-feira (22), em Umuarama. A iniciativa visa fornecer assistência técnica para gerar renda aos produtores de leite da região. O evento realizado no Sebrae reuniu produtores, secretários e autoridades locais para discutir a implementação e os benefícios do programa.
Rafael Meier de Mattos, gerente regional do IDR-Paraná em Umuarama, abriu o evento com uma palestra sobre o cenário da produção leiteira na região da Amerios. Ele destacou que este projeto é uma das primeiras grandes experiências na gestão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desde a criação da Lei Estadual 17.447 em 2012, que instituiu a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Peater-PR) e o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater-PR).
“Este é um grande avanço na gestão de Ater, que agora é responsabilidade do IDR-Paraná”, afirmou.
Segundo Jane Panaro Queiroz, consultora do Sebrae, o projeto busca elevar a qualidade da produção leiteira do Arenito Caiuá, garantindo sustentabilidade e reconhecimento das propriedades.
“Quando digo sustentável, é de uma forma limpa, organizada, olhando para o meio ambiente, economicamente viável e que envolva todo o ecossistema da cadeia leiteira”, explicou.
Queiroz também informou que o Sebrae está subsidiando 70% do valor das consultorias prestadas pela Coopermais. O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobon, presente no evento, destacou a importância da sucessão familiar e reafirmou o apoio da prefeitura a iniciativas que promovam o desenvolvimento do município.
“Estamos abertos a qualquer projeto ou atividade que queiram desenvolver aqui. Podem contar sempre com a nossa administração”, disse Pozzobon.
O superintendente da Casa Civil, Claudio Palozi, ressaltou a importância da qualificação e assistência técnica, citando sua experiência como prefeito de São Jorge do Patrocínio.
“Qualquer atividade que busca bons resultados precisa de preparo e conhecimento. Estou à disposição para auxiliar no que for possível”, reforçou.
Simony Lugão, pesquisadora e coordenadora estadual do Projeto Pecuária de Leite do IDR-Paraná, enfatizou a importância da gestão eficiente e da parceria com o Sebrae.
“A gestão de um projeto é um dos maiores desafios, e essa parceria é de fundamental importância. Além disso, o produtor precisa estar motivado para não desanimar”, destacou.
O evento contou com a presença de representantes das principais cooperativas da região Amerios. Paulo César Di Lelli, presidente da Cooperativa de Alto Piquiri (Cooperalpi), mencionou que a cooperativa, com três anos de atuação, atende 65 cooperados de Alto Piquiri e Cafezal do Sul.
Elson Castro Tamaio Júnior, presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Umuarama (Cooplu), compartilhou experiências e destacou a reestruturação da gestão da cooperativa nos últimos dois anos, graças ao apoio do IDR-Paraná.
Manoel Gouveia, presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite do Território Entre Rios (Coopeler), relembrou os desafios enfrentados e a importância da união dos produtores. A empresa de São Jorge do Patrocínio, atua há 18 anos e conta com mais de 300 cooperados, sendo uma referência na região.
Rafael Meier de Mattos enfatizou o potencial transformador do projeto Leite Arenito Caiuá para a região noroeste do Paraná. “É para isso que vamos trabalhar”, afirmou, recebendo apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, representada por José Antônio Duarte, chefe do Núcleo Regional de Umuarama.
O lançamento do projeto contou ainda com a presença do gerente do Sebrae Regional Noroeste, Wendell Gussoni, do secretário de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, Waltinho Sucupira, e da médica veterinária e consultora técnica da Coopermais, Paula Marcomini.
Com a implementação do projeto Leite Arenito Caiuá, espera-se uma significativa melhoria na produção leiteira da região, promovendo sustentabilidade, qualidade e geração de renda para os produtores locais.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais