Fotos: PMU
A Secretaria Municipal de Saúde ampliará o número de unidades para melhorar o atendimento à população nos próximos meses. A expectativa é que em cerca de 30 dias a primeira UBS entre em funcionamento no Campo Belo e em 60 ou 90 dias, a unidade de saúde Anchieta também inicie o atendimento aos usuários.
O secretário municipal de Saúde, Edson Souza, explicou que a sede própria da UBS Campo Belo está em fase de construção e deve levar alguns meses para ser concluída e equipada. Enquanto isso, a população será atendida por uma equipe completa em um imóvel alugado pelo município, na rua Venezuela 3922, que está em fase de adequação.
A futura UBS Campo Belo terá uma área construída de 288,22 m² no entroncamento das avenidas Holanda com Frei Orlando Busato e contará com recepção, consultórios, salas de atividades coletivas, sala de vacina, sala de curativos, recepção para até 15 pessoas e banheiros acessíveis, entre outros ambientes.
“Será uma UBS de Porte I, moderna e adequada para prestar um bom atendimento à população. A estrutura terá um médico de Estratégia Saúde da Família (ESF), médico de apoio, enfermeiro, quatro agentes comunitários de saúde (ACS), três a quatro técnicos em enfermagem, serviços gerais e administrativo”, informou o secretário.
O mesmo corpo funcional será destinado à UBS Anchieta, que funcionará na rua Porto Alegre, imediações da praça que dá nome ao bairro. “Neste caso, ainda não temos um projeto para construção de sede própria, mas devido ao grande fluxo de usuários, foi necessário desmembrá-la da UBS Guarani, que atende na avenida Vitória”, explicou a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Léia de Andrade Silva.
A coordenadora acrescentou que a divisão foi pensada em conjunto com o conselho local de saúde para melhorar o atendimento à população e facilitar o acesso, considerando a grande demanda concentrada na unidade do Guarani.
“Hoje, a UBS Guarani/Anchieta é a unidade que tem o maior número de atendimentos em todo o município. Com a mudança, vamos proporcionar mais conforto aos usuários e reduzir o tempo de espera”, completou.
Com a mudança e a instalação da UBS Campo Belo, cada uma dessas unidades atenderá cerca de 4.500 usuários, e Umuarama passará a ter 20 unidades de saúde na área urbana, além do Pronto Atendimento 24h, mais cinco UBS nos distritos e um posto de atendimento em saúde no povoado Vila Nova Jerusalém.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais