Umuarama

Umuarama: Proposta da Prefeitura para transporte coletivo inclui redução da tarifa

A Prefeitura de Umuarama e a concessionária do transporte coletivo urbano do município deram mais um passo nesta terça-feira (17), para o retorno dos horários suprimidos em junho, dentre os ajustes feitos pela empresa em decorrência da queda no número de passageiros diários, um dos efeitos da pandemia que se arrasta desde o ano passado.

A alternativa proposta para conceder o reequilíbrio financeiro do contrato de concessão do transporte, sem que a tarifa aumente para o usuário, foi a criação de um subsídio por parte do Poder Público, com o compromisso de restabelecimento dos horários e redução da tarifa cobrada atualmente.

Nesta terça-feira (17), o prefeito Celso Pozzobom recebeu em seu gabinete o gerente de unidade da Viação Umuarama, Wilton Cardoso, secretários municipais de Defesa Social, Valdecir Capelli, e da Procuradoria-Geral, Dra. Carolina Cicote Moreira, o chefe da Divisão de Transportes da Umutrans, Maurício José Mendes, e na parte da tarde os vereadores Mateus Barreto e Newton Soares, além de representantes de outros vereadores, para alinhar a proposta que será encaminhada à Câmara através de projeto de lei, já na próxima semana.

Cardoso disse que a empresa vem se adequando à nova realidade com ajustes internos, que permitiram reduzir parte dos custos, e acredita que com o subsídio concedido pelo município e a volta da circulação dos estudantes com o passe livre, também subsidiado, o difícil momento será superado. Uma das mudanças será a substituição de ônibus tradicionais por micro-ônibus nas linhas de menor fluxo de passageiros, garantindo a manutenção dos horários.

Nos últimos dois anos, a média mensal de usuários caiu sensivelmente – de 140 mil em 2019 para 103 mil no ano passado e 113 mil nos seis primeiros meses de 2021. O gerente da empresa disse que a divisão de transporte rodoviário já se recuperou aos níveis de 2019, pré-pandemia, e que espera o equilíbrio também na divisão urbana com as medidas propostas pelo município.

Para o usuário a boa notícia é que, além de não haver reajuste neste ano, a tarifa terá uma redução de R$ 0,10 a partir da sanção da lei – caso seja aprovada pelos vereadores.

O prefeito Celso Pozzobom disse que desde o ano passado o município vem se mobilizando pela manutenção dos serviços. Lembrou da alteração legal que aumentou em dois anos o tempo de utilização da frota e que agora o município tem condições de realizar mais este esforço para que o serviço seja prestado de forma equilibrada, sempre dentro do que a lei permite, conforme as orientações jurídicas da Procuradoria-Geral do Município.

A situação atual decorre da pandemia e também de dois anos e meio sem reajuste no valor do passe.

“Esperamos ter a aprovação dos nossos vereadores para a criar esse subsídio, uma proposta consistente que partiu do secretário Capelli, após amplo estudo e negociações. O município vai contribuir dentro das suas possibilidades para o equilíbrio econômico do contrato com a concessionária e assim garantir transporte público de qualidade, com mais horários e um preço justo para atender melhor aos trabalhadores e à população que depende do transporte”, completou Pozzobom.

Acompanharam a reunião o prefeito, ainda, o secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto, e os representantes do presidente da Câmara Fernando Galmassi, Eduardo Rodrigues; e dos vereadores Pé Duro, Marcos Evangelista de Albuquerque; e Ednei do Esporte, Pedro Pinheiro.

(Assessoria AEN)

Redação

Recent Posts

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

19 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

46 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

55 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais