Paraná

Sandália de borracha bordada pode ser um belo de um presente para as mães

A aposta é de uma artesã de Umuarama, que tem à pronta-entrega diferentes opções de cores e motivos para agradar a todos os gostos

Solange Conceição, que se dedica ao artesanato há mais de vinte anos. Fotos Danilo Martins/Obemdito
9 de maio de 2024 08h27

Dizem que não tem o que a criatividade do brasileiro não dê conta. Uma simples sandália de borracha, de tiras, pode se transformar num produto glamouroso em poucas horas. Ok, não é bem assim, demora um pouco, mas customizar as clássicas Havaianas já virou capricho nacional. De norte a sul há quem se dedica a esta arte. Umuarama tem várias artesãs nesse ramo.

Uma delas é Solange Conceição, 53 anos, casada, mãe de dois filhos, que atua no artesanato há mais de vinte anos. Ela não tem um ateliê, mas elegeu um cantinho da sala para exercitar sua habilidade e criatividade em bordado [e também no crochê, seu forte]. Ali, sentindo-se confortável, passa oito horas por dia, de segunda a sexta. Foi a alternativa que aderiu para se ocupar, o trabalho que escolheu para 'fazer' seu salário.

Moradora do Jardim Topázio, Solange é dona da marca Irasol. Ela conta que fez vários cursos para se capacitar na técnica de decoração de sandálias. "Ora eu invento, ora eu reinvento ou copio... estou sempre buscando novidades na internet para agradar meus clientes", diz. Uma das características do seu trabalho é o esmero na combinação das cores. Tons delicados ou contrastantes, todos primam pela união do conforto com a beleza.

Como todo trabalho artesanal bem feito, a originalidade é a principal premissa e é o que garante mais valor ao produto. Se bem que... Solange não concorda muito com isso, não. Ela diz que, na prática, isso não acontece. "O povo de Umuarama ainda não sabe valorizar um trabalho artesanal como esse, que se torna uma peça única, personalizada... As pessoas acham tudo caro! Mas vai fazer, vai bordar essas tiras pra ver o quanto é difícil, pra ver quantas furadas de agulha a gente leva!!! Trabalho custoso tem que ser valorizado!", assegura.

 Satisfeita: para Solange, artesanato é terapia ocupacional e fonte de renda

Ela, que é membro do IAU - Instituto dos Artesãos de Umuarama, faz questão de ressaltar que só customiza sandálias da marca Havaianas, de modelos especiais próprias para bordado [que têm tiras mais macias]. E gasta em torno de oito horas para deixar um par prontinho. Quando não está atendendo a uma encomenda, leva para vender na feira de hortifruti da Avenida Parigot de Souza, aos domingos, no espaço dedicado ao IAU.

No próximo domingo, excepcionalmente, ela avisa que não estará na tradicional feira da Parigot, e sim na feira especial do Dia das Mães, que acontece a partir da próxima sexta-feira, em frente ao Centro Cultural Vera Schubert.

Cores da moda: trabalho esmerado de Solange deixa as sandálias mais bonitas

==Serviço

Oferecendo opções de presente para o Dia das Mães, nesta semana haverá feira do IAU - Instituto dos Artesãos de Umuarama, em frente ao Centro Cultural Vera Schubert: na sexta, 10, e sábado, 11, das 9h às 21h; no domingo, 12, das 8h às 12h. // Para encomendar as sandálias bordadas da Solange entre em contato pelo 44 9 9840 3438.

Solange dedica pelo menos oito horas por dia ao artesanato