Umuarama

Membros do Fundo Municipal de Previdência participam de curso do Ministério do Trabalho

A capacitação foi lançada com o objetivo de preparar profissionais para uma prova de conhecimentos relacionada ao Programa de Certificação

Foto: Google Street View
8 de maio de 2024 12h45

O Fundo de Previdência Municipal de Umuarama (FPMU) promoveu um evento especial com duração de três dias para capacitar os membros dos conselhos Fiscal e Administrativo para a nova certificação profissional exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego para todos os municípios que possuem Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O curso ocorreu entre os dias 8 e 10 (terça, quarta e quinta-feira) e teve uma carga horária total de 20 horas.

O Curso de Certificação para RPPS foi ministrado pela Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (Apeprev), com foco na Portaria n° 1.467, publicada em 6 de junho de 2022 pela Secretaria de Previdência do Governo Federal.

"Especialistas se revezaram na realização da capacitação em aulas que ocorreram no Auditório 01 do campus III da Unipar (Universidade Paranaense), que gentilmente cedeu o espaço para receber os profissionais vindos de toda a região da Amerios", relata Denise Constante de Freitas, diretora do FPMU.

Denise informa que, de Umuarama, participaram 12 servidores efetivos que fazem parte dos conselhos Fiscal e Administrativo do FPMU.

"São três titulares e três suplentes de cada conselho. A capacitação é essencial para formar os gestores públicos, pois administrar todos os recursos que garantirão as aposentadorias dos nossos servidores no futuro implica em estar atualizado e em conformidade com o que determina a legislação como sendo o melhor para os servidores", analisa Denise.

No conteúdo programático, foram abordados temas como seguridade social, Regimes Próprios de Previdência Social, compensação previdenciária, administração pública, responsabilidades e inelegibilidades, plano de custeio, gestão atuarial e contábil, instrumentos de renda fixa, variável e derivativos, fundos e gestão de investimentos, além de gestão de pessoas, controle, regulação, supervisão e fiscalização.

"Ao final, cada participante deve agendar uma prova online e, se aprovados, receberão a certificação", detalha a diretora.

(Com informações PMU)