Umuarama

Patrulha Escolar é implementada pela Guarda Municipal de Umuarama

Mais de 140 atividades foram realizadas por agentes para proteger crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino

Fotos: PMU
7 de maio de 2024 17h53

Desde o início de abril, o programa Patrulha Escolar, da Guarda Municipal de Umuarama (GMU), foi implantado na cidade. Em um mês, mais de 140 atividades preventivas e de repressão foram realizadas em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, com foco na proteção da comunidade escolar. Neste período, também foram registradas reduções nos índices de violência e criminalidade tanto nas escolas quanto nas proximidades.

Segundo o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato, o objetivo principal da Patrulha Escolar, além da prevenção e repressão a crimes e atos infracionais, é a união da comunidade escolar com a Guarda Municipal.

“Como braço especial da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), a GMU agora está atuando mais fortemente na segurança ostensiva de unidades escolares, encaminhando os transgressores para as devidas punições para crimes cometidos no contexto escolar”, explica.

No relatório divulgado pela Guarda Municipal de Umuarama nesta terça-feira (7), há a informação de que, entre as atividades repressivas, foram atendidas duas agressões entre alunos, duas situações de ameaças, um encaminhamento do Conselho Tutelar, um atendimento de invasão à escola e mais quatro autuações de trânsito em frente às unidades escolares.

Já no quadro de ações preventivas, a GMU realizou 60 visitas, dezenas de atividades de sentinela e operações de observação e patrulhamento dentro e fora das escolas, orientações a pais, alunos e diretores, e acompanhamento oficial a eventos escolares.

“Vale destacar que, apenas em um mês, nossos agentes realizaram sessões de bate-papo com os alunos de 18 turmas diversas. Esses momentos são muito importantes para aproximarmos ainda mais as crianças e adolescentes da Guarda Municipal”, afirma.

(Com informações PMU)