Foto: PF
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Cold Meal, com a finalidade de investigar desvios de verbas públicas por meio de crimes de frustração do caráter competitivo da licitação, constituição de organização criminosa, lavagem de dinheiro, além de outros crimes correlatos.
A investigação foi iniciada a partir de denúncias que noticiavam possível desvio de verbas públicas por meio de fraudes a licitações realizadas pela Prefeitura de Maringá durante a Pandemia do COVID-19, as quais custaram cerca de R$ 1,7 milhão aos cofres públicos.
No decorrer das investigações, foram encontrados indícios de que um grupo de empresários, em conluio, participavam de licitações com o direcionamento de vencedores e aumento do preço dos produtos, utilizando métodos fraudulentos como simulação de concorrência, combinação de preços e lotes e outros.
Além das licitações ocorridas à época da emergência da COVID-19, também foram apurados procedimentos ocorridos nos anos de 2022 e 2023. Há suspeita em processos licitatórios em andamento, em razão da participação de algumas das empresas investigadas.
Foram mobilizados cerca de 70 policiais federais, que cumpriram nesta região, 24 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal de Maringá.
(Com informações Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá)
A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…
O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…
O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…
Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…
Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…
Este site utiliza cookies
Saiba mais