Paraná

Na Alep, deputado propõe a criação de cotas para indígenas em concursos públicos

Na semana em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, a Assembleia Legislativa do Paraná colocou em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o Projeto de Lei 665/2021, de autoria do deputado Goura. A proposta busca estabelecer cotas para a população indígena nos concursos públicos do estado, um passo considerado essencial para garantir maior inclusão dessas comunidades nos quadros da administração pública e nos espaços decisórios.

Se aprovado, o projeto irá facilitar o acesso dos povos originários a oportunidades de emprego no setor público, contribuindo para uma representação mais equitativa e para o fortalecimento das vozes indígenas nas instituições governamentais.

Paralelamente, tramita também na CCJ o PL 418/2022, outro projeto de Goura, que propõe a integração do ensino de línguas indígenas nas escolas estaduais do Paraná. Essa medida visa não apenas à preservação cultural, mas também ao reconhecimento das línguas indígenas como parte integral do patrimônio educacional do estado.

Etnias kaingang, guarani e xetá

As iniciativas são significativas neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, ressaltando o compromisso do estado do Paraná com a valorização e o respeito às culturas indígenas. No estado, onde vivem quase 30.500 indígenas das etnias kaingang, guarani e xetá, essas políticas são vistas como fundamentais para promover a equidade e o respeito pelos direitos dessas comunidades. Agora, aguarda-se o avanço desses projetos na legislação, com a esperança de que eles marquem um avanço significativo na luta pela justiça social e inclusão no Paraná.

(Assembleia Legislativa do Paraná)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais