Foto: Freepik
A Prefeitura de Umuarama encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei 038/2024, que torna feriado municipal o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro. O projeto altera a lei municipal 2.046/1997, que dispõe sobre os feriados municipais.
Na justificativa, o prefeito Celso Pozzobom ressalta que recentemente a lei federal 14.759/2023 que declarou a data feriado nacional. “Por isso é necessário a atualização da legislação local e também o reconhecimento do município à importância desta data”, defendeu.
O Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi, então líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Conta a história que ele foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
A data de sua morte, definida por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da ditadura militar, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.
Conforme a lei 2046/1997, são feriados religiosos no município as seguintes datas: Sexta-feira da Paixão e Corpus Christi (datas móveis), São Francisco de Assis (4 de outubro), dia do padroeiro da cidade; Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto); e, caso o projeto de lei seja aprovado pelos vereadores, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro).
A lei determina que “os feriados religiosos, em respeito à tradição e ao sentimento religioso do povo umuaramense, serão comemorados no próprio dia em que constarem do calendário oficial, sendo vedada a transferência para outras datas”. É considerado feriado municipal, ainda, o dia 26 de junho, data de fundação de Umuarama.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais