Foto: PMU
O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, assinaram na manhã desta sexta-feira (12), junto com diretores do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), o contrato firmado com a instituição que vai estruturar o Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050.
A empresa contratada para este serviço foi o Instituto Dom Cabral, responsável por desenvolver projetos estruturantes para a Anatel, Receita Federal, Governo do Paraná, Anvisa e Ministério da Infraestrutura do governo federal, entre outros. O prazo para a construção do plano é de seis meses (com previsão de entrega em setembro/24) e em seguida ele será submetido à Câmara de Vereadores para ser transformado em lei municipal.
Além de propor alternativas para o desenvolvimento do município, estabelecendo diretrizes de curto, médio e longo prazo, o plano tem a missão de alçar Umuarama como uma das principais cidades do Paraná para se viver e investir.
Esta é a intenção do prefeito Celso Pozzobom. Em janeiro deste ano, o secretário Junior Ceranto, o presidente do CDU, Valcir Simão, e a equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação realizaram conversações na sede do instituto em Belo Horizonte (MG), para acertar detalhes do desenvolvimento do projeto.
Na ocasião, Junior Ceranto foi recebido pelo presidente-executivo do Instituto, Antonio Batista Silva Junior. “O Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050 – que chamamos de ‘master plan’ – será um rico documento para projetos e ações dentro da realidade e dos potenciais de nossa cidade. Ele apontará caminhos para estabelecermos metas e objetivos para que Umuarama cresça e se estabeleça como referência”, explicou.
Ao final do contrato, um documento será disponibilizado à administração municipal com o planejamento, considerando tendências e desafios da gestão pública para o desenvolvimento de ações (internas e políticas) voltadas ao desempenho dos gestores para uma atuação focada no cidadão.
“É nesse contexto que o Instituto Dom Cabral vai estruturar o master plan para Umuarama e região”, pontuou Antonio Batista.
Na assinatura do contrato, Pozzobom apontou que o plano é bem abrangente e vai interferir na realidade econômica e social não só dos cidadãos locais, mas em praticamente toda a região.
“É impossível pensar em um projeto de desenvolvimento que não tenha conceito regional. Umuarama é polo e referência, sede e núcleo que impulsiona a vida de 300 mil pessoas, por isso é fundamental prepararmos a Capital da Amizade para ser cada vez mais o ‘motor’ que impulsiona a região”, afirmou.
Participaram da assinatura do contrato o gerente da Casa do Empreendedor, Sergio Vercezi Filho, o empresário Valcir Simão e o advogado e diretor do CDU, Christhian Pellacani.
“A reflexão sobre assuntos no setor público, envolvendo eficácia e inovação, nos ajudarão a transformar nossa cidade para as futuras gerações”, observou por fim o diretor da secretaria, Paulo Leon Baraniuk.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais