Umuarama

Frentes de trabalho da Prefeitura avançam com obras de recape e micropavimentação

Novas vias públicas de Umuarama estão recebendo revitalização do pavimento asfáltico. Nesta semana, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos avançaram com recapeamento e micropavimentação. Em outra frente, a pavimentação de estradas rurais também evoluiu, com a conclusão do asfalto na Estrada Pavão e o início dos trabalhos para pavimentar a Estrada Paca.

Na terça-feira (09), com maquinário e equipe própria a Prefeitura iniciou recapeamento asfáltico nas ruas do Jardim Global, entre a zona 2-A e o Jardim Belvedere. A melhoria contemplou trechos das ruas Camboriú (entre as avenidas Rotary e Olinda), a rua Caiobá (que é paralela) e alguns trechos das ruas Belo Horizonte e Montes Claros, dando sequência ao recapeamento executado recentemente no Jardim Belvedere, que contemplou todas as ruas do bairro.

No final do ano passado a Prefeitura fez o recape de trechos das ruas Abaeté, Belo Horizonte e Montes Claros, somando 6.961,66 m² de asfalto, além da recuperação de meio-fio e sarjetas.

“O investimento foi de R$ 510,8 mil oriundos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR)”, explicou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco. “Agora vamos completar outros trechos dessas ruas nos jardins Cristal e Tamoio, com equipe própria”, emendou.

Micropavimentação

Na quarta-feira (10), a micropavimentação foi retomada no Jardim Petrópolis, contemplando todas as ruas do bairro e uma das vias da avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, entre a rua Rodrigues Alves e a avenida Parigot de Souza (sentido centro).

Esta etapa do serviço totaliza 18.600 m². Na avenida Ariovaldo, apesar de aparentar boas condições, a Secretaria de Obras decidiu aplicar a micro porque o pavimento começou a dar sinais de desgaste (fissuras, trincos e cobertura desagregando).

A finalidade da micropavimentação nem sempre é bem compreendida, afirma o diretor de Obras, Hélio da Silva Junior. “Esse processo se destina mais à conservação da pista do que à recuperação, que é feita com reperfilamento ou recape. A micro deve ser aplicada quando o asfalto começa a dar problema, para prevenir que haja infiltração e comprometimento da base”, explicou.

A microcamada ‘sela’ o pavimento e evita o surgimento de buracos. “A Ariovaldo dá acesso à nossa principal rodovia e registra um tráfego é muito grande, tanto de veículos leves quanto de ônibus e caminhões. Neste trecho consideramos o alto fluxo de veículos, a subida e a existência de um semáforo, tudo isso afeta a situação do pavimento”, completou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais