Umuarama

Prefeito participa de debate sobre democracia na administração pública com estudantes do IFPR

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, participou de um evento especial, organizado pelos alunos do 3° ano do curso Técnico Integrado em Informática do IFPR (Instituto Federal do Paraná). O foco da discussão foi o tema ‘A Construção da Democracia’ e faz parte da disciplina de Filosofia Política. Ele destacou a importância da manutenção e do respeito à democracia, principalmente no que diz respeito às garantias fundamentais à cidadania e à dignidade do cidadão.

Apesar de abordar temas profundos – como pluralismo político, democracia atual e construção dos regimes totalitários – Pozzobom falou de forma direta aos alunos, que aprenderam na prática questões relacionadas às funções do Chefe do Poder Executivo.

“Em sala de aula nós trabalhamos a teoria filosófica, abordando o pensamento desde os gregos e o surgimento da democracia, até os ‘modernos’ autores como Maquiavel, Hannah Arendt e os contratualistas como Locke, Hobbes e Rousseau. E o prefeito relatou como isso realmente funciona no dia a dia na administração pública”, conta o professor Dr. Tiago Soares dos Santos.

Entre as perguntas propostas pelos alunos, Pozzobom relatou sobre funções da gestão orçamentária, social e política, explicando em detalhes como se dão os diálogos e conversações com o Poder Çegislativo (vereadores) em sua gestão.

“A discussão da democracia entre os jovens é fundamental para garantir esse entendimento sobre os direitos e formas como se deve buscar essas garantias fundamentais. Estou muito feliz em ter sido convido para um evento desta importância e gostaria de parabenizar todos os organizadores desde encontro”, registrou.

Além de Pozzobom, os alunos do 3° ano do curso Técnico em Edificações já entrevistaram a prefeita de Pérola, Valdete Carlos Oliveira Gonçalves da Cunha.

“Após o estudo teórico e esses encontros com lideranças políticas da cidade e da região, os alunos irão desenvolver várias atividades práticas, montando uma campanha política com plano de governo e ‘eleição’ simulada. O objetivo é que fiquem imersos na política o ano todo, tendo conhecimento político real, tornando efetivo o espaço da construção da cidadania”, pontua o professor.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

16 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

37 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

1 hora ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais