Paraná

Concessionárias prestam contas na Alep sobre a implantação do pedágio no Paraná

Acontece, nesta terça-feira (9), no auditório da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a prestação de contas e esclarecimentos sobre os passos iniciais da implantação dos novos contratos de pedágio e cronograma de obras e melhorias das concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, responsáveis pelos lotes 1 e 2 das rodovias do Paraná.

A reunião foi convocada em cumprimento aos requerimentos do deputado Gugu Bueno, presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação. “O debate não é apenas sobre a transição de instalação das praças de pedágio, é também sobre a previsão de obras e manutenção das estradas. Precisamos ter acesso ao cronograma de trabalho das concessionárias para podermos acompanhar as ações e também para que haja transparência para o usuário. As obras estruturantes e a prestação do serviço são a maior preocupação”, diz o político.

Na reunião, os diretores devem apresentar o cronograma oficial das obras previstas, o que permitirá que a Comissão de Obras Públicas fiscalize a execução dos contratos. Também será debatido a restauração das rodovias, ampliação da malha viária e implementação de novas tecnologias.

Pedágio

Os lotes 1 e 2 de rodovias no Paraná passaram a ter duas novas concessionárias de pedágio a partir de janeiro deste ano. Os contratos foram arrematados em leilões das rodovias estaduais e federais e têm vigência de 30 anos.

O Lote 1 tem 473 quilômetros de extensão e compreende rodovias federais e estaduais que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Centro Sul e Campos gerais. O trecho será administrado pela concessionária Via Araucária.

O Lote 2, de 605 quilômetros, abrange rodovias de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro e foi arrematado pela EPR Litoral Pioneiro.

A previsão de investimentos é de R$ 30,4 bilhões.

(Redação, com informações Catve)

Redação

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