Fotos: Diego Ianesko/Itaipu
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, visitaram na sexta-feira (5) a estrutura de atendimento do Hospital da Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer), em Umuarama. A empresa vai investir R$ 3.996.000 na unidade para aprimorar o tratamento de combate ao câncer. A iniciativa faz parte das ações do programa Itaipu Mais que Energia.
O convênio entre as instituições permitirá a modernização do parque de radioterapia do hospital, a exemplo da parceria da Binacional com a Uopeccan de Cascavel, anunciada no início do mês.
“Convênios como este fazem parte daquilo que a Itaipu considera uma ‘contrapartida social’, que é investir recursos públicos na melhoria da qualidade de vida das pessoas. E esta parceria vai garantir que mais paranaenses tenham acesso a tratamentos modernos e eficazes, que reduzem o sofrimento dos que padecem de doenças graves, como o câncer”, afirmou Enio Verri.
O diretor de Coordenação, Carlos Carboni, lembrou que a Uopeccan é uma instituição séria, com história, cujos serviços impactam positivamente em toda a região. O investimento da Itaipu vai possibilitar ao hospital, por exemplo, dobrar a capacidade do serviço de radioterapia, passando dos atuais 600 para 1.200 atendimentos ao ano. Além disso, tratamentos de média e baixa complexidade, cerca de mil por ano, poderão ser convertidos para alta complexidade.
“Este upgrade em nossos serviços vai nos colocar à frente desse tipo de atendimento no Brasil, com tratamentos mais rápidos e menos agressivos. Vai melhorar sensivelmente a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo os efeitos colaterais a quase zero”, agradeceu o diretor do hospital, Wanderley Rosa.
“Com esses recursos de Itaipu, daremos um salto de 25 anos no tempo em tecnologia. O que significa uma melhor qualidade de vida dos pacientes e controle dos efeitos colaterais”, completou o médico Pedro Iwai, da Uopeccan de Umuarama.
Também estiveram presentes na visita o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom; o diretor da Uopeccan, Leopoldo Furlan; o presidente do conselho superior da entidade; Ciro Kreuz; e o deputado federal Zeca Dirceu.
Fundado em 1991, o Complexo Hospitalar Uopeccan é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, composta por três unidades: Cascavel, Umuarama e Medianeira. A unidade de Umuarama conta com área total de aproximadamente 18 mil m², 230 leitos, 20 de UTI e nove salas cirúrgicas. O município tem cerca de 117 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE (2022).
O convênio com o hospital da Uopeccan de Umuarama integra as ações do Programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa da Binacional voltada aos 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul. É a maior iniciativa de apoio a projetos sociais, ambientais e de infraestrutura da história da empresa, com investimentos previstos de R$ 2,3 bilhões.
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
(Assessoria Itaipu)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais