Foto: Assessoria PMU
Equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura fizeram uma visita técnica a Pérola, município que é referência no desenvolvimento de projetos de fruticultura – especialmente a acerola. Eles foram recepcionados pelo presidente da Frutipérola (Associação Perolense de Fruticultores), Edson Pinguello, e pelo secretário de Agricultura Luciano William Lazarin e tiveram a oportunidade de conhecer vários processos para fomentar o setor em Umuarama.
O engenheiro agrônomo Fábio César Pereira Souza comenta que a Frutipérola é uma instituição independente, que recebe, beneficia e comercializa a polpa da acerola. “Ali são produzidas mais de 500 toneladas por mês, para dezenas de estados brasileiros e também para outros países. São mais de 25 anos de experiência no ofício e tudo começou de um sonho que, com muito esforço dos cooperados, transformou a associação em uma das mais importantes não só do Paraná como do Brasil”, relatou.
A auxiliar de Inspeção Gabriela Giovana Zampar indicou ainda a importância da contribuição da Frutipérola para o desenvolvimento econômico e social de Pérola. “Recebemos orientações importantes sobre todo o processo que envolve esse setor da fruticultura desenvolvida em pérola. Só com a produção de acerola o município já consegue destacar-se, fora as outras variedades de frutas que são produzidas ali. Seguramente trouxemos experiências importantes para podermos replicar em Umuarama”, adicionou.
Já a médica veterinária Rafaela Rosa Maiochi mencionou que, referente à comercialização, as associações vendem sua produção para o mercado interno, possuindo certificação de produtos orgânicos para a venda no mercado europeu e norte-americano. “No caso da acerola processada na Frutipérola, aprendemos que quando se investe em tecnologia de ponta, oferecendo apoio total – com capacitação dos produtores, insumos e ferramentas necessárias –, é possível transformar a realidade de vida dos agricultores familiares”, pontuou.
O prefeito Celso Pozzobom acrescenta que a administração municipal vem investindo no desenvolvimento da fruticultura já há alguns anos. “Seguramente é uma das mais importantes formas de incrementar a renda das famílias de pequenos agricultores de uma cidade. E foi pensando em investir nos pequenos produtores rurais que criamos projetos para a produção de variedades frutíferas, como mamão formosa, banana, acerola e maracujá, entre outras. E temos muito mais a oferecer para esses pequenos produtores rurais”, afirma.
Waltinho Sucupira, secretário de Meio Ambiente e que acompanha ações da administração municipal no incremento da fruticultura, esclarece que o município investiu na aquisição de sementes de alto padrão e já cultivou milhares de mudas de frutíferas.
“As pequenas propriedades oferecem boas condições de manejo e dão resultados satisfatórios. Auxiliamos os produtores com a mecanização e preparação da terra, aplicação de calcário, fosfatagem e também com as sementes ou mudas. Eles irrigam e cuidam do manejo, que também é fundamental para o sucesso do cultivo”, analisa, indicando que os interessados em investir em fruticultura podem procurar a prefeitura, em horário comercial, ou ligar para (44) 3621-4141.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais